PROPOSTA PARA ANÁLISE DE SITES COMO RECURSO PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

Resumen

Propomos indicar critérios para análise de sites como recurso para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa para que possam contribuir com a aprendizagem dos estudantes do ensino básico e como apoio aos docentes. Trazemos conceitos sobre língua e linguagem descritas por Geraldi (1984), levantamos teorias de aprendizagem como o behaviorismo, o construtivismo e o sociointeracionismo a partir de Gomes et al. (2010); Ferrari (2008) e Valadares, (2011), além de levantarmos sobre os letramentos com Soares (2005) e os multiletramentos com Kalantzis; Cope e Pinheiro (2020) e Rojo e Moura (2012). Partimos de análises anteriores de outros sites realizadas por Araújo (2009) e Silva (2017) para definirmos as categorias analisadas. A fim de avaliarmos a adequação de um site aos propósitos do docente, realizamos pesquisa documental e observamos o site Português (www.portugues.com.br) como possibilidade de extensão de sala de aula no ensino-aprendizagem da língua portuguesa ou como recurso para aprendizagem autônoma.

Biografía del autor/a

Ramos dos Santos Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Licenciado em Letras em Língua Portuguesa (UFT-Porto Nacional), graduado em Direito (UFT). Professora de Língua Portuguesa na rede pública de Ipueiras/TO. 

Adriana Carvalho Capuchinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Língua inglesa (DLM/USP), mestre em Antropologia Social (DA/USP). Graduada em Letras Inglês e Português e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Docente do curso de Letras - Língua inglesa na UFT-CPN. Docente do curso de Letras e do PPG Letras da Universidade Federal do Tocantins. 

Citas

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Publicado
2022-08-09