PROPOSTA PARA ANÁLISE DE SITES COMO RECURSO PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Abstract
Propomos indicar critérios para análise de sites como recurso para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa para que possam contribuir com a aprendizagem dos estudantes do ensino básico e como apoio aos docentes. Trazemos conceitos sobre língua e linguagem descritas por Geraldi (1984), levantamos teorias de aprendizagem como o behaviorismo, o construtivismo e o sociointeracionismo a partir de Gomes et al. (2010); Ferrari (2008) e Valadares, (2011), além de levantarmos sobre os letramentos com Soares (2005) e os multiletramentos com Kalantzis; Cope e Pinheiro (2020) e Rojo e Moura (2012). Partimos de análises anteriores de outros sites realizadas por Araújo (2009) e Silva (2017) para definirmos as categorias analisadas. A fim de avaliarmos a adequação de um site aos propósitos do docente, realizamos pesquisa documental e observamos o site Português (www.portugues.com.br) como possibilidade de extensão de sala de aula no ensino-aprendizagem da língua portuguesa ou como recurso para aprendizagem autônoma.
References
ALMEIDA, Carlos Cândido. Novas Tecnologias e Interatividade: além das interações mediadas. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/article/view/0000007788. Acesso em: 15/04/2021.
ARAÚJO, Antonia Dilamar. Computadores e ensino de línguas estrangeiras: uma análise de sites instrucionais. Palhoça. SC, v. 9, n. 3, p. 441-461, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/424/444. Acesso em: 19/04/2021.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, TREVISANI, Adolfo Fernando de Mello (org.) Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BARTON, D.; HAMILTON, M. Local literacies: reading and writing in one community. London: Routledge, 1998.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23/04/2021.
BRASIL ESCOLA. Termos de Uso. Goiânia-GO. Julho de 2010. Disponível em: https://www.portugues.com.br/termo-uso. Acesso em:17/04/2021.
CAZARIN, Ercília Ana. Princípios gerais para uma metodologia do ensino de língua portuguesa. Coleção Cadernos Unijuí, 1995, p. 5-6.
CAPUCHINHO, Adriana Carvalho; SILVA, Rafael Lisboa. Multiletramentos no PIBID de Letras da Universidade Federal do Tocantins: caminhando para práticas sociais inovadoras. Diversitas Journal. Santana do Ipanema/AL. vol. 5, p.3352-3377, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifal.edu.br/diversitas_journal/article/view/1517/1183. Acesso em: 06/05/2021.
CURY, Augusto. O que são gêneros digitais e quais são os citados na BNCC? Escola da Inteligência. 26 de novembro de 2018. Disponível em: O que são gêneros digitais e quais são os citados na BNCC? | Escola da Inteligência Acesso em: 18/10/2021.
FERRARI, MIguel. B. F. Skinner, o cientista do comportamento e do aprendizado. Nova Escola. 01 de out. 2008. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1917/b-f-skinner-o-cientista-do-comportamento-e-do-aprendizado. Acesso em 27/05/2021.
FREIRE, Paulo – Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. Pp.57-76. 1996.
GERALDI, João Wanderley. A sala de aula é uma oficina de dizer ideias. Nova Escola, 1984.
GUNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, Mai-Ago 2006, Vol. 22 n. 2, p. 201-210. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ptp/v22n2/a10v22n2.pdf Acesso em: 17/04/2021.
KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas, Unicamp, 2020.
MOREIRA, Jonathan Rosa. Usabilidade, acessibilidade e educação a distância. Brasília - DF. 2011. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/13.pdf. Acesso em: 17/04/2021.
ROCHA, Vanessa. O que é site, como funciona e qual a sua importância em um negócio ou projeto. 17/07/2020. Disponível em: https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/o-que-e-site/. Acesso em: 18/04/2021.
ROJO, Roxane Helena R. Pedagogia dos Multiletramentos. in Roxane Rojo, Eduardo Moura [Orgs.]. Multiletramentos na escola. São Paulo:Parábola Editorial, 2012. p. 1-30.
SANTAELLA, Lúcia. A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal? Revista de Computação e Tecnologia. v. 2, n. 1 Interatividade, tecnologias interativas e aprendizagem. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCET/article/view/3852/2515. Acesso em 17/04/2021.
SAUSSURE, F. Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, 2004.
SANTOS, Michele Marques; CAPUCHINHO, Adriana. PIBID: A capacitação de professores sociointeracionistas. Revista Extensão - 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/4140/2409. Acesso em: 28/04/2021
SEVERO, R. T. Língua e linguagem como organizadoras do pensamento em Saussure e Benveniste. Entretextos, Londrina, v. 13, n. 1, p. 80-96, jan./jun. 2013.
SHETZER, H.; WARSCHAUER, M. Uma abordagem de alfabetização eletrônica para a aprendizagem de línguas baseada em rede. In: WARSCHAUER, M.; KERN, R. (Eds.). Ensino de línguas em rede: conceitos e prática. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p. 171-185.
SILVA, Joaciana Pessanha Barbosa. Análise de ensino-aprendizagem da língua portuguesa em plataforma educacional: uma proposta reprodutora ou transformadora? 2017. Disponível em: https://www.aedb.br/simped/artigos/artigos18/127503.pdf. Acesso em:19/04/2021.
SOARES, Magda Becker; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
STREET, Brian V. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos novos estudos do letramento. In: MAGALHÃES, I. (Org.). Discursos e Práticas de Letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 2002.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).