SUBJETIVIDADE E A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UMA COMUNIDADE RURAL DO OESTE DO PARÁ

Resumen

Este trabalho tem por finalidade destacar as percepções dos professores a respeito da Educação Inclusiva em uma comunidade rural do Oeste do Pará, tendo em vista fomentar mudanças em relação à sua prática pedagógica. Trata-se de uma Pesquisa de Campo, de natureza Quantitativa. Embora os discursos em torno da importância de implementar uma educação inclusiva tomem cada vez mais a forma de “injunções pedagógicas”, é claro que os professores muitas vezes são deixados a eles próprios diante deste ideal. Eles são solicitados a praticar a diferenciação no ensino em uma classe cada vez mais diversificada, muitas vezes acolhendo uma alta proporção de alunos com dificuldades. Caber considerar o encontro com os diferentes na escola regular para que práticas inclusivas possam ocorrer.

 

 

 

Biografía del autor/a

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Psicanalista. Membro da Cátedra Otávio Frias de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade (USP). Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe. Membro da ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP. Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Sócio desde 2020 e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências. 

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Publicado
2022-08-09