GÊNEROS TEXTUAIS: PERSPECTIVAS E EXPERIÊNCIAS DO PIBID A PARTIR DA BNCC

Resumen

O presente estudo aborda as experiências de duas participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do núcleo de Letras - Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Tocantins - Campus Porto Nacional. Desse modo, tem por objetivo descrever a preparação e construção dos passos iniciais para se produzir uma aula com os gêneros textuais resumo e reportagem, tendo por base o trabalho com gêneros discursivos por meio de sequências didáticas. Desse modo, o referencial teórico ancora-se nos seguintes autores/documentos: BNCC (BRASIL, 2018); gênero textual resumo (SOLÉ, 1998); Diretrizes Curriculares (TOCANTINS, 2019); uso de SDs para produção de gêneros discursivos (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004); e o gênero textual reportagem (SODRÉ; FERREIRA, 1986). Logo, trabalhar os gêneros textuais a partir das sequências didáticas e da BNCC em trabalho colaborativo no PIBID contribui para a formação docente ressignificada para atuar de forma adequada aos contextos sociais.

Biografía del autor/a

Jardeane Reis de Araújo, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Tecnologia em Logística IFTO-Campus Porto Nacional. Mestranda em Letras e Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras-Português pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Porto Nacional, Tocantins.

Pâmela Cintia Pereira Lopes, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras Português pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Porto Nacional, Tocantins.

Adriana Carvalho Capuchinho, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Língua inglesa (DLM/USP), mestre em Antropologia Social (DA/USP). Graduada em Letras Inglês e Português e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Docente do curso de Letras - Língua inglesa na UFT-CPN.

Citas

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Publicado
2022-08-09