LEITURA SUBJETIVA DE LITERATURA E LEITURA LITERÁRIA: ENTREVISTA COM NEIDE REZENDE
Resumen
Neide Luzia de Rezende é um dos nomes mais expressivos da atual geração de pesquisadores do campo do ensino da literatura. Graduada em Letras, mestre em Teoria Literária e doutora em Educação, é docente da Universidade de São Paulo com atuação na graduação e pós-graduação na Faculdade de Educação. Integra o GT Literatura e Ensino da ANPOLL e Coordena o Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação (FE-USP). Foi uma das autoras do texto sobre ensino de literatura das Orientações Curriculares do Ensino Médio, de 2006, e colaborou na Base Nacional Comum Curricular, de 2018. Sua atuação como docente – em sala de aula e nas orientações que realiza, e produção científica – tanto na escrita quanto na tradução voltam-se para o ensino de literatura em sua relação com a leitura literária e a leitura e formação do professor. Neide Rezende é autora uma das organizadoras de vários livros, dentre eles Leitura Subjetiva e Ensino de Literatura e Leitura de Literatura na escola, ambos publicados em 2013. Nesta entrevista vamos privilegiar uma incursão mais acentuada no primeiro livro, dada a temática deste dossiê.
Citas
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992/3701.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.
DALVI, M. A.; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013.
ECO, U. Sobre a literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003.
GERALDI, W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
RODELLA, G. Um Sujeito leitor para a literatura na escola. Entrevista com Annie Rouxel. Revista Teias, v. 16, n. 41, 2015, p. 280-294.
ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (Orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).