A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: DESAFIOS E APRENDIZAGENS
Resumen
O presente relato de experiência aborda a temática da Avaliação da Aprendizagem, tendo como objetivo apresentar as estratégias e metodologias utilizadas para avaliar o processo de aprendizagem dos estudantes, no formato de ensino remoto, no ano de 2020, desenvolvidas pela equipe pedagógica de uma escola da rede pública estadual do Estado do Tocantins. A produção deste foi elaborada a partir das vivências entre as angústias e reflexões da equipe pedagógica, unindo esforços para a construção de um novo olhar para a avaliação da aprendizagem que pudesse apresentar os reais rendimentos dos estudantes por meio do ensino remoto. Neste novo contexto de ensino, tornou evidente que a avaliação exige um acompanhamento maior e mais próximo do estudante, sendo necessário utilizar vários instrumentos avaliativos que pudessem oferecer ao professor um diagnóstico da aprendizagem individual.
Citas
________. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun. 2014b. Seção 1, p. 1, Ed. Extra.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CEE/TO Nº 154 de 17 de Junho de 2020. Estabelece normas complementares para a reorganização do Calendário Escolar, os planejamentos e práticas pedagógicas para a oferta e o cômputo de atividades educacionais não presenciais, para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, com o objetivo de minimizar o impacto decorrente da Pandemia da COVID-19, na educação. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/cee-to-cee-to-n-154-2020_605b9f171fb6e.pdf. Acesso em:10 ago. 2021
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO TOCANTINS. Decreto Nº 6.065, de 13 de março de 2020. Determina ação preventiva para o enfrentamento do COVID-19 – novo Coronavírus. Disponível em: https://diariooficial.to.gov.br/busca?por=doc&tipo-documento=1&numero=6065. Acesso em: 10 ago. 2021.
ESTEBAN, Maria Teresa (org). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
HOFFMAN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 35.ed. Porto Alegre: Mediação, 2019.
HOFFMAN, Jussara Maria Lerch. Avaliar para promover: As setas do caminho. 16.ed. Porto Alegre: Mediação, 2017.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Básica. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 10 Ago.2021.
Plano Estadual de Educação do Tocantins (2015-2025). Lei 2.977, de 8 de Julho de 2015. Diretrizes Específicas, Metas e Estratégias. Disponível em: http://central3.to.gov.br/arquivo/412369/ Acesso em 10 Ago.2021.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO ESCOLAR. Resultados 2020. Disponível em: http://sge.seduc.to.gov.br/sgeseduc/sge/index.php?url=2EDAB7A047658857F7DAD5CBF790C05B Acesso em: 15 ago. 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).