A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: DESAFIOS E APRENDIZAGENS

Abstract

O presente relato de experiência aborda a temática da Avaliação da Aprendizagem, tendo como objetivo apresentar as estratégias e metodologias utilizadas para avaliar o processo de aprendizagem dos estudantes, no formato de ensino remoto, no ano de 2020, desenvolvidas pela equipe pedagógica de uma escola da rede pública estadual do Estado do Tocantins. A produção deste foi elaborada a partir das vivências entre as angústias e reflexões da equipe pedagógica, unindo esforços para a construção de um novo olhar para a avaliação da aprendizagem que pudesse apresentar os reais rendimentos dos estudantes por meio do ensino remoto. Neste novo contexto de ensino, tornou evidente que a avaliação exige um acompanhamento maior e mais próximo do estudante, sendo necessário utilizar vários instrumentos avaliativos que pudessem oferecer ao professor um diagnóstico da aprendizagem individual.

Author Biographies

Gabriela Fernanda do Carmo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Educação pela UFT. Especialista em Língua Portuguesa. Graduada em Letras e Pedagogia. Professora da educação básica da Rede Estadual de Educação do Tocantins. 

Vânia Maria de Araújo Passos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação Brasileira pela UFG. Mestre em Educação pela UNB. Professora da UFT – Curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado Profissional em Educação. 

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Published
2023-02-06