SOBREVOOS DE EROS NA AULA DE LITERATURA: UMA PROPOSTA HUMANIZADORA

Palavras-chave: Ensino de Literatura. Ensino por Temática. Sequência Didática. Amor. Lusofonia.

Resumo

Uma vez reconhecida como direito inalienável, escolarizar a literatura é um meio de assegurar a todos o acesso à experiência plena com o texto literário. Neste trabalho, refletimos sobre novas metodologias para o ensino efetivo de literatura, partindo da perspectiva do ensino por temática. Assim, tomando o amor como elemento central, o objetivo deste projeto foi analisar a presença do amor nas literaturas de língua portuguesa e, a partir disso, desenvolver sequências didáticas relacionadas ao tema. Para isso, embasamos nosso estudo sobre o amor em diferentes campos do saber: Psicanálise (GIKOVATE, 2006), Literatura (PAZ, 1994), História (ROUGEMONT, 1988), Sociologia (BAUMAN, 2004) e Filosofia (NEEDLEMAN, 1998; PLATÃO, 1996). Para refletir sobre o ensino, ancoramos-nos nas ideias de Candido (2004), Cosson (2018) e Sousa (2013). Como resultado, elaboramos três sequências didáticas para o ensino médio, as quais buscam preencher os hiatos visíveis na forma hegemônica de trabalhar literatura na sala de aula.

Biografia do Autor

Clara Glenda Mendes Galdino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

 

Júlio César de Araújo Cadó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduando em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Marta Aparecida Garcia Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora Doutora vinculada ao Departamento de Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

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Publicado
2022-07-20