A LITERATURA DE CORDEL EM SALA DE AULA: REFLEXÕES A PARTIR DO PODCAST DESENVOLVIDO PELO PET-LETRAS/UFPE

Resumen

Este trabalho tem como objetivo descrever a elaboração do episódio “A literatura de cordel em sala de aula”, o qual faz parte do Podcast do Programa de Educação Tutorial (PET-Letras) da Universidade Federal de Pernambuco, veiculado no canal do YouTube do Grupo, o  Parafraseando. Visamos a refletir sobre o lugar da literatura de cordel em sala de aula, relacionando a fala do entrevistado, o professor Hélder Pinheiro (UFCG), às teorias sobre poesia na sala de aula, a fim de que seja apresentada a metodologia para a construção desse tipo de ação de extensão que vem dando bons resultados. É interessante pontuar, ainda, que a construção do podcast advém da necessidade que o grupo teve de continuar suas atividades de extensão frente à pandemia do novo coronavírus.

Biografía del autor/a

Laís Santos Honório, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Nathália Soares de Lima Costa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Marcelo Amorim Sibaldo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. 

Citas

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. Secretaria da Educação. Brasília: MEC/SEF, 2001.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. Gráfica da UFRGS. Porto Alegre, RS, 2012

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.

PORTO, Márcia. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará. 2009.

SOUSA, Maria Ribeiro de. O cordel na sala de aula: a ressignificação do ensino de língua portuguesa. Monografia. Paraíba, 2014.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: global, 2012, p.13-19.
Publicado
2022-10-25