A LITERATURA DE CORDEL EM SALA DE AULA: REFLEXÕES A PARTIR DO PODCAST DESENVOLVIDO PELO PET-LETRAS/UFPE
Abstract
Este trabalho tem como objetivo descrever a elaboração do episódio “A literatura de cordel em sala de aula”, o qual faz parte do Podcast do Programa de Educação Tutorial (PET-Letras) da Universidade Federal de Pernambuco, veiculado no canal do YouTube do Grupo, o Parafraseando. Visamos a refletir sobre o lugar da literatura de cordel em sala de aula, relacionando a fala do entrevistado, o professor Hélder Pinheiro (UFCG), às teorias sobre poesia na sala de aula, a fim de que seja apresentada a metodologia para a construção desse tipo de ação de extensão que vem dando bons resultados. É interessante pontuar, ainda, que a construção do podcast advém da necessidade que o grupo teve de continuar suas atividades de extensão frente à pandemia do novo coronavírus.
References
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. Gráfica da UFRGS. Porto Alegre, RS, 2012
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.
PORTO, Márcia. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará. 2009.
SOUSA, Maria Ribeiro de. O cordel na sala de aula: a ressignificação do ensino de língua portuguesa. Monografia. Paraíba, 2014.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: global, 2012, p.13-19.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).