EDITORIAL

Resumo

A Educação Superior é um campo científico marcado por movimentos. Nesse início de século, passou de uma posição periférica para uma posição central, adquirindo forças e outras áreas se interelacionam para compreendê-la. Nesse movimento de valoração são identificados tensionamentos emblemáticos decorrentes da forte influência da globalização sobre a Educação Superior, que se acirraram com a pandemia (Covid-19). Tais tensionamentos refletem a busca da autoridade científica, conceituada como capacidade técnica e poder social e que concede o monopólio da competência científica, capacidade de falar e de agir legitimamente. Assim, compreender o campo científico (BOURDIEU, 1983) é analisá-lo como um espaço de lutas entre posições adquiridas. Em linhas gerais, o campo da Educação Superior está tensionado entre a autoridade científica dominante de uma universidade influenciada pelo processo de globalização; e, por outro, de uma instituição que busca a valoração de conhecimentos locais e interculturais e ainda com uma tendência e articulação nas experiências regionais.

Biografia do Autor

Marilia Costa Morosini , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Pós-doutorado na University of Texas. Pesquisadora 1A CNPq. Professora Titular na Escola de Humanidades da PUCRS. Professora Aposentada do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS. Premio Pesquisador gaúcho 2021. Criadora e Coordenadora do Centro de Estudos em Educação Superior (CEES) da PUCRS. Coordenadora da Rede Sul Brasileira de Educação Superior (RIES). Sua produção está voltada a estados de conhecimento, destacando-se: a Enciclopédia de Pedagogia Universitária, o Glossário de Pedagogia Universitária e a Enciclopédia Internacional de Educação Superior para os Países de Língua Portuguesa e a Enciclopédia Brasileira de Educação Superior (EBES). 

Egeslaine de Nez , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É líder do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat/UFMT). É editora associada da Revista Panorâmica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA).

Referências

.
Publicado
2022-05-17