FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ANTES E PÓS BNCC E BNC-FORMAÇÃO

Resumen

O texto é o resultado da pesquisa de mestrado em educação na UFT sobre formação de professores antes e pós a Base a partir da questão norteadora: qual a concepção de “competência” na BNCC e BNC-Formação? A partir da revisão teórica com autorias como Jamil CURY; Magali REIS; Teodoro ZANARDI (2018); Windyz FERREIRA (2015); Monica SILVA (2015) e pesquisa documental das manifestações das entidades/associações como CNTE (2015); Anfope (2019); Anped (2020); ABdC (2015, 2017. 2020) e dos documentos oficiais governamentais BNCC (2017) e BNC-Formação (2019). Trazemos também uma amostra da produção sobre a BNCC das dissertações e teses do portal da Capes de 2018, 2019, 2020 na região Norte do Brasil. Nos resultados sinalizamos que a BNCC e a BNC-Formação fragmentaram o princípio da integração entre as etapas da educação básica, direcionaram e alinharam a educação nacional ao projeto neoliberal, à lógica privatista. A aprovação destes documentos curriculares da educação básica e da formação de professores ignorou o movimento em prol das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores de 2015.

Biografía del autor/a

Renan Rocha, Secretaria de Educação de Palmas (Semed)

Mestre em educação pela UFT. Pedagogo pela UFT. Professor da rede municipal de educação de Palmas - TO. Docente do ensino fundamental da escola ETI Daniel Batista.

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutora em Educação pela Unoesc. Doutora e Mestre em Educação pela UFG. Graduada em Pedagogia pela UFG. Docente do PPGE/UFT e PGEDA UFPA/UFT. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisas e Extensão em Educação Municipal CNPq GepeEM/UFT. 

Citas

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Publicado
2022-11-29