FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ANTES E PÓS BNCC E BNC-FORMAÇÃO

Abstract

O texto é o resultado da pesquisa de mestrado em educação na UFT sobre formação de professores antes e pós a Base a partir da questão norteadora: qual a concepção de “competência” na BNCC e BNC-Formação? A partir da revisão teórica com autorias como Jamil CURY; Magali REIS; Teodoro ZANARDI (2018); Windyz FERREIRA (2015); Monica SILVA (2015) e pesquisa documental das manifestações das entidades/associações como CNTE (2015); Anfope (2019); Anped (2020); ABdC (2015, 2017. 2020) e dos documentos oficiais governamentais BNCC (2017) e BNC-Formação (2019). Trazemos também uma amostra da produção sobre a BNCC das dissertações e teses do portal da Capes de 2018, 2019, 2020 na região Norte do Brasil. Nos resultados sinalizamos que a BNCC e a BNC-Formação fragmentaram o princípio da integração entre as etapas da educação básica, direcionaram e alinharam a educação nacional ao projeto neoliberal, à lógica privatista. A aprovação destes documentos curriculares da educação básica e da formação de professores ignorou o movimento em prol das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores de 2015.

Author Biographies

Renan Rocha, Secretaria de Educação de Palmas (Semed)

Mestre em educação pela UFT. Pedagogo pela UFT. Professor da rede municipal de educação de Palmas - TO. Docente do ensino fundamental da escola ETI Daniel Batista.

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutora em Educação pela Unoesc. Doutora e Mestre em Educação pela UFG. Graduada em Pedagogia pela UFG. Docente do PPGE/UFT e PGEDA UFPA/UFT. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisas e Extensão em Educação Municipal CNPq GepeEM/UFT. 

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Published
2022-11-29