CONVERSANDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE DROGAS A PARTIR DO SAMBA: UMA AÇÃO EDUCATIVO-REFLEXIVA EM DUQUE DE CAXIAS, RJ
Resumen
Por anos o debate do tema drogas nas escolas apresenta bases proibicionistas que pouco consideram a diversidade cultural e a dimensão biopsicossocial das relações humanas. Nesse contexto, considerando as práticas de uso, abuso e dependência de drogas como fenômenos sociais que atingem classes e grupos étnicos diversos foi realizada uma pesquisa de mestrado em que foram coletadas as impressões de discentes sobre a presença de substâncias lícitas e ilícitas em seus universos cotidianos. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede estadual de Duque de Caxias, RJ, no âmbito da ação extensionista Drogas, Educação, Saúde e EJA (DESEJA). Nesse contexto a análise de diálogos reflexivos sobre uso de drogas a partir de um samba de Bezerra da Silva aprofundada por questões norteadoras revelou as construções sociais acerca das drogas. A interlocução com tais ferramentas ofereceu um cenário de análise sobre a potencialidade dos sambas e letras de música como recurso pedagógico estimulador para debates sociais com jovens do Ensino Médio, sobretudo acerca dos estigmas, práticas de uso e abuso de psicoativos.
Citas
BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. O uso da música popular brasileira como estratégia para o ensino de ciências. 203f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2014.
CARNEIRO, Henrique. Drogas: a história do proibicionismo. São Paulo: Autonomia Literária, 2019.
COELHO, Francisco José Figueiredo. Educação sobre Drogas e Formação de professores: uma proposta de ensino a distância centrada na Redução de Danos. 245f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2019.
COSTA, Vinicius Motta da et al. Entre conflitos e mediações em sala de aula: (des)construindo estigmas para a convivência social harmoniosa entre os estudantes nas intervenções do Projeto DESEJA. In: VII Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudo sobre Drogas. Curitiba, 2019. Anais... Curitba: UNIBRASIL, 2019.
LEMOS, Lucia Helena Oliveira de. et al.. Automedicação, saúde e adolescência: uma experiência preventivo-educativa sobre drogas nas aulas de ciências naturais. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia da 2ª Regional. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia da 2ª Regional. Rio de Janeiro, 2019. Anais... Rio de Janeiro: CAp/UFRJ e Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral, 2019. Disponível em: http://regional2.sbenbio.com.br/publicacoes/anais_IX_erebio.pdf. Acesso em 18 fev 2022.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).