CONVERSANDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE DROGAS A PARTIR DO SAMBA: UMA AÇÃO EDUCATIVO-REFLEXIVA EM DUQUE DE CAXIAS, RJ
Abstract
Por anos o debate do tema drogas nas escolas apresenta bases proibicionistas que pouco consideram a diversidade cultural e a dimensão biopsicossocial das relações humanas. Nesse contexto, considerando as práticas de uso, abuso e dependência de drogas como fenômenos sociais que atingem classes e grupos étnicos diversos foi realizada uma pesquisa de mestrado em que foram coletadas as impressões de discentes sobre a presença de substâncias lícitas e ilícitas em seus universos cotidianos. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede estadual de Duque de Caxias, RJ, no âmbito da ação extensionista Drogas, Educação, Saúde e EJA (DESEJA). Nesse contexto a análise de diálogos reflexivos sobre uso de drogas a partir de um samba de Bezerra da Silva aprofundada por questões norteadoras revelou as construções sociais acerca das drogas. A interlocução com tais ferramentas ofereceu um cenário de análise sobre a potencialidade dos sambas e letras de música como recurso pedagógico estimulador para debates sociais com jovens do Ensino Médio, sobretudo acerca dos estigmas, práticas de uso e abuso de psicoativos.
References
BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. O uso da música popular brasileira como estratégia para o ensino de ciências. 203f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2014.
CARNEIRO, Henrique. Drogas: a história do proibicionismo. São Paulo: Autonomia Literária, 2019.
COELHO, Francisco José Figueiredo. Educação sobre Drogas e Formação de professores: uma proposta de ensino a distância centrada na Redução de Danos. 245f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2019.
COSTA, Vinicius Motta da et al. Entre conflitos e mediações em sala de aula: (des)construindo estigmas para a convivência social harmoniosa entre os estudantes nas intervenções do Projeto DESEJA. In: VII Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudo sobre Drogas. Curitiba, 2019. Anais... Curitba: UNIBRASIL, 2019.
LEMOS, Lucia Helena Oliveira de. et al.. Automedicação, saúde e adolescência: uma experiência preventivo-educativa sobre drogas nas aulas de ciências naturais. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia da 2ª Regional. In: Encontro Regional de Ensino de Biologia da 2ª Regional. Rio de Janeiro, 2019. Anais... Rio de Janeiro: CAp/UFRJ e Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral, 2019. Disponível em: http://regional2.sbenbio.com.br/publicacoes/anais_IX_erebio.pdf. Acesso em 18 fev 2022.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).