A ESCOLA COMO ESPAÇO DE SOCIABILIDADES E A CONFORMAÇÃO DOS SUJEITOS: AS AÇÕES DO GRÊMIO ESTUDANTIL, NO IFRS-CAMPUS IBIRUBÁ, DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Resumen

Parte-se do entendimento da escola como um espaço de produção de laços sociais que, afetada pela pandemia da Covid-19, permitiu e impôs aos estudantes reflexões sobre o papel social dela em suas vidas e formações. Dessa forma, busca-se analisar as ações desenvolvidas pelo Grêmio Estudantil do IFRS-Campus Ibirubá diante dos limites e da possibilidade de retorno às aulas presenciais no final do ano letivo de 2021. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, adota-se como metodologia a análise documental, a pesquisa bibliográfica e uma entrevista com a representante do Grêmio Estudantil. Como resultados, ressalta-se a compreensão dos estudantes no fortalecimento do movimento estudantil, a exposição de suas inquietações sobre os processos participativos dentro da escola e a consolidação dos modos de organização estudantil.

Biografía del autor/a

Danielle Rezera, Unifesp

Graduada em Licenciatura plena em História pela Universidade do Grande ABC, e Pedagogia, pela Universidade Nove de Julho. Mestre em História Econômica pela FFLCH, da Universidade de São Paulo. Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo. 

Izac Belchior, UFPel

Graduado em Licenciatura plena em Geografia pela Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Santa Catarina. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. 

Raquel Viana dos Anjos, UFPB

Graduada em Licenciatura plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará. Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba. 

Citas

ARELARO, Lisete Regina Gomes. Gestão democrática não é falácia, é prática social. Revista Parlamento e Sociedade, São Paulo, v. 4, n. ja/ju 2016, p. 65-77, 2016. Disponível em: < http://www.camara.sp.gov.br/escoladoparlamento/wp-content/uploads/sites/5/2015/05/REVISTA_PARLAMENTO_SOCIEDADE_2016_NUMERO6_WEB_20161005.pdf >. Acesso em: 24 abr.2022
BALL, Stephen. Educação Global S.A: Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa, PR: UEPG, 2014.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1998
BAUMAN, Zygmunt. Vida para Consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2008.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Vozes, 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm> Acesso em 05 mar. 2022.
BRASIL DE FATO. Com chegada da ômicron, mais de 17 mil paranaenses buscaram a 1ª dose este ano. Redação Paraná, Brasil de Fato, Curitiba (PR) , 18 de Janeiro de 2022. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2022/01/18/com-chegada-da-omicron-mais-de-17-mil-paranaenses-buscaram-a-1-dose-este-ano. Acesso em 21 de abr. 2022
COSTA, Euler O. Subjetividade, fetiche ou feitiço: escola pública e o capitalismo neoliberal. Subjetividade e formação humana em tempos de reestruturação do capitalismo / organizador Roberto Arruda. – Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017
DAGNINO, Evelina. “¿Sociedade civil, participação e cidadania: de que estamos falando?”En Daniel Mato (coord.), Políticas de ciudadanía y sociedad civil en tiempos de globalización.Caracas: FACES, Universidad Central de Venezuela, pp. 95-110, 2004.
DIAS. Edmundo Fernandes. Democrático e popular? In: Revista Outubro, N. 8, 2003. Disponível em: http://outubrorevista.com.br/wp-content/uploads/2015/02/Revista-Outubro-Edic%CC%A7a%CC%83o-8-Artigo-02.pdf. Acesso em: 10 mar.2022
FREUD, S. O mal-Estar na civilização. Rio de Janeiro: Imago.1996
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere, volumes 1 e 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012
GREMIO IFRS-IBIRUBA. ATA Nº30. 13 DE JANEIRO DE 2022. In: Atas do Grêmio estudantil dos cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio. Disponível em: Acesso em: 20 abr. 2022

GREMIO IFRS-IBIRUBA. Ações do grêmio estudantil durante seu mandato.(jan/març-2022) S/d. Disponível em: Acesso em:20 abr.2022.

GREMIO IFRS-IBIRUBA. Ações divulgadas em Rede Social. Disponível em: . Acesso em: 20 de abr.2022

JORNAL DA INTEGRAÇÃO. Retorno ao ensino remoto: Alunos do IFRS Campus Ibirubá realizam protestos e pedem que as aulas continuem de forma presencial. Seção: Visão Regional- Jornal da Integração. Disponível em:< jornalvr.com.br/noticia/retorno-ao-ensino-remoto-alunos-do-ifrs-campus-ibiruba-realizam-protestos-e-pedem-que-as-aulas-continuem-de-forma-presencial/.> Acesso em: 20 abr. 2022
LACAN, Jacques. Seminário 17 - o avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.
MARX, K. (2006). O capital: crítica da economia política .v.1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Ibirubá Conselho de Campus ATA Nº 1/2022- 07/02/2022 Disponível em: Acesso 20 abr.2022

MOSCHKOVICH, Marília. O que está por trás do desmonte bolsonarista da educação? 11 de junho de 2019. Blog da Boitempo. Disponível em: . Acesso em: 23 set 2020.
PÉREZ GÓMEZ, A. I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.
REZERA, Danielle; D'Alexandre, Raquel. A educação de crianças e jovens durante a pandemia da Covid-19. “Tem alguém aí, ou vamos apenas cumprir tarefas?”. In: Saber e Educar. Portugal, 2021. Disponível em: < http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/396/458>. Acesso em: 22 abr. 2022
Publicado
2022-08-29