REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE ENUNCIADO NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA ESCOLA

  • Liene Keite de Lira da Mata Unesp
Palavras-chave: Linguagem. Escola. Interações Discursivas. Subjetividade.

Resumo

Este texto objetiva realizar reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem da linguagem oral e escrita desenvolvido nas escolas, a partir do conceito de enunciado presente nas obras A palavra na vida e a palavra na poesia e Marxismo e Filosofia da Linguagem. As reflexões tiveram como base o estudo dessas obras, abarcando as unidades do enunciado em sua função dialética: o enunciado oral e escrito dos grupos sociais em contextos educativos, suas unidades verbais e extra verbais e a totalidade do enunciado concreto. O papel do enunciado presente na comunicação social é de alta relevância para a formação da personalidade humana, que acontece na coletividade social e carrega consigo as ideias do grupo, elaboradas nas ações dos sujeitos a partir das necessidades subjetivas e de réplicas responsáveis e responsivas no embate das ênfases sociais. Portanto, é essencial orientar o processo de ensino-aprendizagem dos educandos acerca da linguagem oral e escrita para a compreensão dos signos sociais em dado contexto; a formação do “eu”, da subjetividade e da personalidade só é possível no entrelaçamento do “nós”, e as várias vozes sociais estão presentes nos enunciados trabalhados durante esse processo.

Biografia do Autor

Liene Keite de Lira da Mata, Unesp

Doutoranda em Educação (Unesp); Orientadora Prof. Dra. Stela Miller, Mestra em Educação. (Unesp) Licenciatura Plena em Pedagogia.(Unesp) Atua como professora coordenadora na rede municipal de ensino fundamental ciclo I.  

Referências

VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaievitch. A palavra na vida e a palavra na poesia. Ensaios, artigos, resenhas e poemas. Trad. Sheilla Grilo e Ekaterina Vólvoka Américo. São Paulo: Editora 34, 2019.


VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaievitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheilla Grilo e Ekaterina Vólvoka Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.


VYGOTSKY Lev Semiónovich. História del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Obras Escogidas, V. 3 Madrid: Visor, 1995.

VYGOTSKI, L. S. Problemas del desarrollo de la psique. Obras Escogidas, V. 3. Madrid: Visor, 1995.



VYGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e linguagem. 2. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
Publicado
2022-09-28