REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE ENUNCIADO NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA ESCOLA
Abstract
Este texto objetiva realizar reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem da linguagem oral e escrita desenvolvido nas escolas, a partir do conceito de enunciado presente nas obras A palavra na vida e a palavra na poesia e Marxismo e Filosofia da Linguagem. As reflexões tiveram como base o estudo dessas obras, abarcando as unidades do enunciado em sua função dialética: o enunciado oral e escrito dos grupos sociais em contextos educativos, suas unidades verbais e extra verbais e a totalidade do enunciado concreto. O papel do enunciado presente na comunicação social é de alta relevância para a formação da personalidade humana, que acontece na coletividade social e carrega consigo as ideias do grupo, elaboradas nas ações dos sujeitos a partir das necessidades subjetivas e de réplicas responsáveis e responsivas no embate das ênfases sociais. Portanto, é essencial orientar o processo de ensino-aprendizagem dos educandos acerca da linguagem oral e escrita para a compreensão dos signos sociais em dado contexto; a formação do “eu”, da subjetividade e da personalidade só é possível no entrelaçamento do “nós”, e as várias vozes sociais estão presentes nos enunciados trabalhados durante esse processo.
References
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