DOGMAS DE ESCOLA: FABULAÇÕES DO CORPO?

Resumen

Esse artigo questiona as relações entre o espaço escolar e a produção de corpos que traçam linhas de fuga capazes de romper com os dogmatismos da aprendizagem. Utiliza-se da fabulação como metodologia ao recorrer a histórias de relatos de experiências vivenciadas nas escolas por professores e alunos, apostando na premissa de que fabular evoca forças vitalistas que ultrapassam a lógica do conhecimento já dado. Parte da discussão de que as docências têm se caracterizado, a partir do dogmatismo da aprendizagem, como forças que diminuem a potência de agir. Assim, usando as fabulações, o artigo problematiza as possibilidades de produção do corpo dentro dos espaços escolares. Indaga, por fim, pelas potências capazes de fazer os dogmas ruírem.

Biografía del autor/a

Steferson Zanoni Roseiro , Prefeitura Municipal de Cariacica/ES

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor na Educação Básica da Prefeitura Municipal de Cariacica-ES. 

Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Itapina. 

Suzany Goulart Lourenço, Universidade Vila Velha (UVV)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora na Educação Básica da Prefeitura Municipal de Serra-ES. Professora da Universidade Vila Velha (UVV). 

Citas

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Publicado
2022-11-21