DOGMAS DE ESCOLA: FABULAÇÕES DO CORPO?
Abstract
Esse artigo questiona as relações entre o espaço escolar e a produção de corpos que traçam linhas de fuga capazes de romper com os dogmatismos da aprendizagem. Utiliza-se da fabulação como metodologia ao recorrer a histórias de relatos de experiências vivenciadas nas escolas por professores e alunos, apostando na premissa de que fabular evoca forças vitalistas que ultrapassam a lógica do conhecimento já dado. Parte da discussão de que as docências têm se caracterizado, a partir do dogmatismo da aprendizagem, como forças que diminuem a potência de agir. Assim, usando as fabulações, o artigo problematiza as possibilidades de produção do corpo dentro dos espaços escolares. Indaga, por fim, pelas potências capazes de fazer os dogmas ruírem.
References
ANTUNES, Celso. Professor bonzinho = aluno difícil: a questão da indisciplina em sala de aula. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
CARVALHO, Janete Magalhães. Potência do “olhar” e da “voz” não dogmáticos dos professores na produção dos territórios curriculares no cotidiano escolar do ensino fundamental. In: CARVALHO, Janete Magalhães.(Org.). Infância em territórios curriculares. Petrópolis: DP et Alii, 2012.
CARVALHO, Janete Magalhães; FERRAÇO, Carlos Eduardo. A rostidade da figura do professor e do aluno por Entre os Muros da Escola: docência e práticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, v. 14, n. 3, p. 143-159, set./dez, 2014.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Tradução de Mariana de Toledo Barbosa e Ovídio de Abreu Filho. São Paulo: n-1 edições, 2018.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. 10.000 a.C. – A geologia da moral (quem a Terra pensa que é?). In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 1. Tradução de Célia Pinto Costa. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2011a.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. 20 de novembro de 1923: postulados da linguística. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, volume 2. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2011b.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Tradução de Cíntia Vieira da Silva. 4. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
DIAS, Danilo Borges. Educação, migrações e sociabilidades juvenis bolivianas em São Paulo e Buenos Aires. Tese (Doutorado em Educação) – Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, Universidade Católica de Brasília. Brasília, p. 231, 2018.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Instrução elementar no século XIX. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive. (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 73. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020b.
LOURENÇO, Suzany Goulart. A força-invenção da docência e da infância nos processos de aprenderensinar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2015.
NEGRI, Antonio; HARDT, Michael. Declaração – Isto não é um manifesto. Tradução de Carlos Szlak. 2. ed. São Paulo: n-1 edições, 2016.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante - cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lilian do Valle. 3. ed. 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).