DIAGNÓSTICO DE EVASÃO E ESTRATÉGIAS PARA RETENÇÃO DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS: DA TEORIA À PRÁTICA EM MOMENTOS DE PANDEMIA
Resumen
A evasão e a retenção dos alunos sempre foram uma preocupação das universidades. Por este motivo, compreender como lidar com isto em momento de pandemia se faz tão importante quanto necessário. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar características que possam reduzir a evasão e aumentar a retenção dos alunos universitários, entre os alunos pesquisados, 58% não estão conseguindo se organizar para produzir bons resultados em atividades acadêmicas virtuais e, 78% não se sentem bem emocionalmente em virtude as ações resultantes da pandemia. Concluiu-se que a falta de interação dos alunos em tempo de pandemia, fora do ambiente de ensino e sem o apoio das universidades com suas tecnologias, gera situações disfuncionais, provocando situações emocionais e gerando situações financeiras que possibilitam a evasão universitária. Desse modo, este trabalho apresenta algumas fronteiras de condições suportáveis, aceitáveis e viáveis devido a fatores de resiliência e retenção universitária.
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