O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTA CONTEXTUAL AO CURSO TÉCNICO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA NO IFS

Resumen

A metodologia interdisciplinar surge como forma de superação da disciplinaridade e da fragmentação do conhecimento, direcionando para práticas didático-pedagógicas e metodológicas que integrem conteúdos e disciplinas, de modo a contextualizá-los, aliando a formação acadêmica à profissional. Assim, considerando a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), na perspectiva do ensino integrado, o presente artigo partiu de um estudo de caso, através de pesquisa aplicada e qualitativa, contextualizada ao Curso Técnico de Ensino Médio Integrado (EMI) em Eletrotécnica, no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Com vistas à construção de dissertação e de produto educacional, em Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, objetivou-se compreender potencialidades pedagógicas para elaboração de atividades com a Língua Portuguesa através da prática interdisciplinar. Dada a constatação de distanciamento entre as disciplinas de formação geral e as disciplinas técnicas/tecnológicas, concluiu-se que as práticas interdisciplinares ocorrem de maneira muito inabitual, desconsiderando o contexto do eletrotécnico em formação.

Biografía del autor/a

Priscila Morgana Bezerra de Oliveira Mendonça, Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS). Especialista em Letras pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (FIJ). Graduada em Licenciatura em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Técnica administrativa no IFS. 

Rodrigo Bozi Ferrete, Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Sergipe (UFS), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFS. 

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Publicado
2023-02-06