O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTA CONTEXTUAL AO CURSO TÉCNICO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA NO IFS
Abstract
A metodologia interdisciplinar surge como forma de superação da disciplinaridade e da fragmentação do conhecimento, direcionando para práticas didático-pedagógicas e metodológicas que integrem conteúdos e disciplinas, de modo a contextualizá-los, aliando a formação acadêmica à profissional. Assim, considerando a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), na perspectiva do ensino integrado, o presente artigo partiu de um estudo de caso, através de pesquisa aplicada e qualitativa, contextualizada ao Curso Técnico de Ensino Médio Integrado (EMI) em Eletrotécnica, no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Com vistas à construção de dissertação e de produto educacional, em Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, objetivou-se compreender potencialidades pedagógicas para elaboração de atividades com a Língua Portuguesa através da prática interdisciplinar. Dada a constatação de distanciamento entre as disciplinas de formação geral e as disciplinas técnicas/tecnológicas, concluiu-se que as práticas interdisciplinares ocorrem de maneira muito inabitual, desconsiderando o contexto do eletrotécnico em formação.
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