O RITMO COMO INTERPRETANTE ANTROPOLÓGICO: UMA ANÁLISE DE BANGLADESH 24042013

Resumen

Neste artigo, discute-se a noção de ritmo – conforme concebida por Henri Meschonnic–como interpretante antropológico. Para fazê-lo, parte-se da problematização dessa noção mais especificamente em Critique du rythme: une anthropologiehistoriquedulangage, a partir da consideração da linguagem enquanto uma antropologia histórica. É, ainda, de interesse deste artigo refletir sobre a noção na empiricidade do discurso, através da análise do poema “Bangladesh 24042013”, de Tarso de Melo. Para isso, foram mobilizadas as noções de acento sintático e acento prosódico, elaboradas em Dessons e Meschonnic (2003) e Dessons (2011) para a língua francesa, e reconsideradas a partir das características da língua portuguesa.

Biografía del autor/a

Daiane Neumann, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora dos cursos de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Lourenço Chacon, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Professor dos Programas de Pós-graduação em Fonoaudiologia e em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Citas

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Publicado
2022-06-21