SAÚDE MENTAL E VIDA UNIVERSITÁRIA: CONHECER E ATIVAR REDES

Resumen

Este artigo relata a experiência de enfrentamento de demandas de apoio ao estudante universitário em uma instituição federal de ensino. O objetivo é destacar e promover reflexão acerca de como os envolvidos buscaram construir estratégias e novas relações com o espaço universitário, com o território da cidade e com as redes de apoio e acolhimento. Como método, utiliza o relato de experiências, apresentando o plano de trabalho desenvolvido pela equipe do Núcleo de Apoio ao Estudante durante o período de 2017-2018, diante do refluxo nacional no plano de permanência estudantil. Revela as ações realizadas, as concepções que as sustentaram e os aspectos prospectivos. Conclui que essa experiência de articulação de ações contou com a participação de todos os envolvidos e foi um marco para a transformação da concepção de cuidado e integralidade do cuidado e do sentido de um trabalho multiprofissional no acolhimento ao estudante.

Biografía del autor/a

Yara Aparecida de Paula, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Interdiscipinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pedagoga.  

Beatriz Venancia Dias, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdiscipinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ). Psicóloga.  

Maria Inês Badaró Moreira, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Psicóloga. Professora Associada na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Credenciada no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. 

Citas

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Publicado
2023-05-15
Sección
Artigos