ALEGRIAS DE QUINTAL – DOCÊNCIA COMPARTILHADA E A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA QUE NASCEU NA ESCOLA

Palavras-chave: Educação Infantil. Brincadeira. Educação Interidades. Docência Compartilhada.

Resumo

O artigo relata a construção de um modelo pedagógico denominado “ALEGRIAS DE QUINTAL”, que atendeu crianças de 4, 5 e 6 anos, em grandes grupos, numa Escola Municipal de Educação Infantil na periferia da cidade de São Paulo, entre os anos de 2013-2018. O projeto envolveu um capital intelectual reflexivo e coletivo no qual as brincadeiras, as interações entre todas as pessoas da comunidade escolar, a docência compartilhada e a educação interidades eram elementos fundantes, orientadores de todas as práticas desenvolvidas. Para tanto, foi necessário colocar em questão velhos paradigmas de educação e construir um currículo interativo, feito com as crianças todos os dias. Ação e formação ocorriam simultaneamente, resultando no aprimoramento do processo de análise crítica da prática pedagógica e da docência compartilhada. Saberes práticos e teóricos foram desafiados por outros olhares e se agregando, trazendo transformações profundas no modo de fazer e pensar pedagogia para a primeira infância.

Biografia do Autor

Meire Festa, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do grupo de pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil (CIEI) da faculdade de Educação da USP. Coordenadora do grupo de estudos de professoras(CIEI/USP) e como formadora contratada da Secretaria Municipal de Educação do município de São Paulo. 

Karina dos Santos Cabral, Rede Municipal de Educação da cidade de São Paulo

Graduada em Psicilogia pelo Centro Universitário Paulistano (UniPaulistana).  Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora na Rede Municipal de Educação da cidade de São Paulo. Recebeu os prêmios: Professor Nota 10 (2005), Professor em Destaque (2012) e o Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal (2016). 

 

Referências

BROUGÈRE,G. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO,T.M(org) O brincar e suas teorias . São Paulo: Pioneira, 1998.pp19-32

DURAN,D,G;VIDAL,V. Tutoria entre Iguales. De La Tutoria a La Práctica. Barcelona: Editora Graó: 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, São Paulo. 25.ed. Janeiro, 1996.

FREIRE, Paulo. Professora sim, Tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho D Água,1997

GANDINI,L ; EDWARDS,C ; FORMAN,G. As cem linguagens da criança:a abordagem Reggio Emilia na educação da primeira infância. Traduzido por Dayse Batista.Porto Alegre: Artmed Editora ,1999.

HUIZINGA, J.Homo Ludens. Madrid: Alianza 1987

KISHIMOTO,T.M.(org) Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação.7ed. São Paulo: Cortez editora, 1996

LARROSA,Bondía Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, núm. 19, jan-abr, 2002,(pp. 20-28)

LEONTIEV, Alexis N. Uma Contribuição para a Teoria do Desenvolvimento da Psique Infantil. In: Vygotsky, L. S., LURIA A. R., LEONTIEV A., N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone/Edusp, 1989.

OLIVEIRA-FORMOSINHO ,J ; KISHIMOTO,T.(orgs)Formação em Contexto. Uma estratégia de Integração. São Paulo: Thomson 2002

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia (2016). O desenvolvimento profissional praxiológico In CANCIAN, V.A; GALLINA, S.F.S; WESCHENFELDER, N (Org.) Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil. SANTA MARIA: UFSM; BRAÍLIA : Ministério da Educação, 2016.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia. (2007). Pedagogia(s) da infância: Reconstruindo uma práxis de participação. In J. Oliveira-Formosinho, T.M. Kishimoto, & M. Pinazza (Orgs.) Pedagogias(s) da Infância. Dialogando com o passado, construindo o futuro (pp. 13-36). São Paulo: Artmed Editora.

PRADO, Patrícia Dias. Contrariando a idade: condição infantil e relações etárias entre crianças pequenas da Educação Infantil. Tese de doutorado, FE-UNICAMP, 2006.

SANTOS, Anna Beatriz Melo. A melhor escola do mundo inteiro...Ou...A escola mais divertida do mundo! São Paulo: 2015, documento mimeografado.

VIGOTSKI,L.S. Obras escogidas. Traduzido por José Maria Bravo. Madrid: Centro de Publicaciones del M.E.C, 1991

Publicado
2022-05-12