ALEGRIAS DE QUINTAL – DOCÊNCIA COMPARTILHADA E A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA QUE NASCEU NA ESCOLA
Abstract
O artigo relata a construção de um modelo pedagógico denominado “ALEGRIAS DE QUINTAL”, que atendeu crianças de 4, 5 e 6 anos, em grandes grupos, numa Escola Municipal de Educação Infantil na periferia da cidade de São Paulo, entre os anos de 2013-2018. O projeto envolveu um capital intelectual reflexivo e coletivo no qual as brincadeiras, as interações entre todas as pessoas da comunidade escolar, a docência compartilhada e a educação interidades eram elementos fundantes, orientadores de todas as práticas desenvolvidas. Para tanto, foi necessário colocar em questão velhos paradigmas de educação e construir um currículo interativo, feito com as crianças todos os dias. Ação e formação ocorriam simultaneamente, resultando no aprimoramento do processo de análise crítica da prática pedagógica e da docência compartilhada. Saberes práticos e teóricos foram desafiados por outros olhares e se agregando, trazendo transformações profundas no modo de fazer e pensar pedagogia para a primeira infância.
References
BROUGÈRE,G. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO,T.M(org) O brincar e suas teorias . São Paulo: Pioneira, 1998.pp19-32
DURAN,D,G;VIDAL,V. Tutoria entre Iguales. De La Tutoria a La Práctica. Barcelona: Editora Graó: 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, São Paulo. 25.ed. Janeiro, 1996.
FREIRE, Paulo. Professora sim, Tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho D Água,1997
GANDINI,L ; EDWARDS,C ; FORMAN,G. As cem linguagens da criança:a abordagem Reggio Emilia na educação da primeira infância. Traduzido por Dayse Batista.Porto Alegre: Artmed Editora ,1999.
HUIZINGA, J.Homo Ludens. Madrid: Alianza 1987
KISHIMOTO,T.M.(org) Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação.7ed. São Paulo: Cortez editora, 1996
LARROSA,Bondía Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, núm. 19, jan-abr, 2002,(pp. 20-28)
LEONTIEV, Alexis N. Uma Contribuição para a Teoria do Desenvolvimento da Psique Infantil. In: Vygotsky, L. S., LURIA A. R., LEONTIEV A., N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone/Edusp, 1989.
OLIVEIRA-FORMOSINHO ,J ; KISHIMOTO,T.(orgs)Formação em Contexto. Uma estratégia de Integração. São Paulo: Thomson 2002
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia (2016). O desenvolvimento profissional praxiológico In CANCIAN, V.A; GALLINA, S.F.S; WESCHENFELDER, N (Org.) Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil. SANTA MARIA: UFSM; BRAÍLIA : Ministério da Educação, 2016.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia. (2007). Pedagogia(s) da infância: Reconstruindo uma práxis de participação. In J. Oliveira-Formosinho, T.M. Kishimoto, & M. Pinazza (Orgs.) Pedagogias(s) da Infância. Dialogando com o passado, construindo o futuro (pp. 13-36). São Paulo: Artmed Editora.
PRADO, Patrícia Dias. Contrariando a idade: condição infantil e relações etárias entre crianças pequenas da Educação Infantil. Tese de doutorado, FE-UNICAMP, 2006.
SANTOS, Anna Beatriz Melo. A melhor escola do mundo inteiro...Ou...A escola mais divertida do mundo! São Paulo: 2015, documento mimeografado.
VIGOTSKI,L.S. Obras escogidas. Traduzido por José Maria Bravo. Madrid: Centro de Publicaciones del M.E.C, 1991
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).