CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E BRINCADEIRAS NO HOSPITAL: SIGNIFICAÇÕES E VIVÊNCIAS DE CRIANÇAS ACERCA DO CUIDADO EM SAÚDE

  • Érica Nayla Harrich Teibel Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Daniela Barros da Silva Freire Andrade Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Palavras-chave: Criança Hospitalizada. Ludicidade. Narrativa. Humanização em Saúde. Representações Sociais.

Resumo

Este trabalho fundamenta-se na articulação entre Teoria das Representações Sociais e Teoria Histórico-Cultural, com o objetivo de analisar as narrativas infantis   sobre o cuidado em saúde, elaboradas por uma criança internada. A metodologia utilizada foi a observação participante realizada durante as atividades desenvolvidas no contexto de um projeto de extensão que oportunizou à criança momentos lúdicos nos quais foram compartilhados os conteúdos de um livro infantil sobre a hospitalização. A análise compreensiva do caso permitiu ilustrar como a promoção de atividades lúdicas entorno da narrativa favoreceu o processo de apropriação de significações culturais sobre o cuidado em saúde, oferecendo também um contexto propício ao desenvolvimento pela criança de posturas protagonistas, de diálogo e de corresponsabilidade, valores associados ao cuidado em saúde humanizado.

Biografia do Autor

Érica Nayla Harrich Teibel, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora em Educação pela  Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância-GPPIN. 

Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Pós-doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFM). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN). 

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Publicado
2022-05-12