CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E BRINCADEIRAS NO HOSPITAL: SIGNIFICAÇÕES E VIVÊNCIAS DE CRIANÇAS ACERCA DO CUIDADO EM SAÚDE
Abstract
Este trabalho fundamenta-se na articulação entre Teoria das Representações Sociais e Teoria Histórico-Cultural, com o objetivo de analisar as narrativas infantis sobre o cuidado em saúde, elaboradas por uma criança internada. A metodologia utilizada foi a observação participante realizada durante as atividades desenvolvidas no contexto de um projeto de extensão que oportunizou à criança momentos lúdicos nos quais foram compartilhados os conteúdos de um livro infantil sobre a hospitalização. A análise compreensiva do caso permitiu ilustrar como a promoção de atividades lúdicas entorno da narrativa favoreceu o processo de apropriação de significações culturais sobre o cuidado em saúde, oferecendo também um contexto propício ao desenvolvimento pela criança de posturas protagonistas, de diálogo e de corresponsabilidade, valores associados ao cuidado em saúde humanizado.
References
CARRIJO, M. L. R. “O hospital daqui e o hospital de lá”: fronteiras simbólicas do lugar, segundo significações de crianças hospitalizadas. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá - MT, 2013.
CASTORINA, J. A. A Teoria das representações sociais e a Psicologia de Vygotsky: o significado de uma análise comparativa. In: ENS, R. T.; VILLAS-BÔAS, L. P. S.; BEHRENS, M. A. (Orgs.) Representações Sociais: fronteiras, interfaces e conceitos. Curitiba: Champagnat; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013. p. 37-63.
FREIRE, D. Binje. Cuiabá: EdUFMT, 2013.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
JODELET, D. As representações sociais: um domínio em expansão. In: ______. (Org.) As representações sociais. Tradução Lílian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p.17-43.
KISHIMOTO, T. M. Bruner e a brincadeira. In: KISHIMOTO, T. M. (org.) O Brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998. p.139-153.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Abrasco; 2004.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Tradução Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
______. A Psicanálise, sua imagem e seu público. Tradução Sonia Fuhrmann. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
OLIVEIRA, H. A enfermidade sob o olhar da criança hospitalizada. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 3, p.326-332, 1993. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1993000300020&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em 17 de jul. 2015.
PRESTES, Z. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovith Vigotski no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
SARMENTO, Manuel Jacinto. VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos. (Org.) Infância (in)visível. Araraquara: Junqueira & Marin, 2007.
TEIBEL, É. N. H. Narrativa como mediadora de vivências infantis no contexto hospitalar: as representações sociais sobre o cuidado em uma enfermaria pediátrica, segundo equipe de saúde e as significações infantis. 2017. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2017.
VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
______. A brincadeira e seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais. Rio de Janeiro, n.8, p.23-36, abril, 2007. Disponível em: <http://www.ltds.ufrj.br/gis/anteriores/rvgis8.pdf> Acesso em: 15 de maio de 2013.
______. Quarta aula: a questão do meio na Pedologia. Tradução de Márcia Pileggi Vinha. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 681-701. 2010.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).