VALORES DA CULTURA JAPONESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumen

O artigo investiga a apropriação da cultura japonesa nas práticas cotidianas de 27 escolas da rede privada de educação infantil, no Estado de São Paulo. A metodologia de pesquisa, na modalidade de investigação qualitativa, incluiu a coleta e análise de documentos das escolas, entrevistas com professores e diretores, fontes bibliográficas que tratam da educação e cultura japonesas, no período de 2015 a 2020. A análise dos valores da cultura japonesa, subsidiada por fontes bibliográficas e observação das práticas nas escolas infantis brasileiras, possibilitou a identificação de exemplos de apropriação da cultura japonesa por crianças sem ascendência japonesa, exceto no brincar, que carrega os valores de cada cultura. Nota-se também a expressão de práticas interculturais, de crianças japonesas e brasileiras, com traços das duas culturas e a manutenção dos valores específicos de cada cultura.

Biografía del autor/a

Tizuko Morchida Kishimoto, Universidade de São Paulo (USP)

Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Docente e pesquisadora nas áreas da educação infantil, currículos, jogos, brinquedos e brincadeiras e formação de professores da educação infantil. Criou o LABRIMP – Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos; o MEB – Museu da Educação e do Brinquedo e o LUDILIB – Biblioteca digital sobre o brincar. 

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Publicado
2022-05-12