ANÁLISE CRÍTICA DA EAD NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO ATUAL

Resumen

As medidas decorrentes da pandemia do coronavírus (SARS-CoV-2), aliadas à reforma da última etapa da Educação Básica, têm reconfigurado o campo educacional. O propósito deste estudo é analisar as reformulações do Ensino Médio, especialmente a autorização de sua integralização parcial na modalidade de educação a distância, problematizando suas consequências para a escola pública. A pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, está calcada no materialismo histórico. Este estudo concebe que, sob a égide do determinismo tecnológico, as políticas educacionais adequam-se aos imperativos do capital, flexibilizando o currículo, a organização e gestão da última etapa da Educação Básica. A educação a distância expande-se sob o jugo do setor privado, com implicações à formação dos jovens, ao trabalho docente e à escola como um todo.

Biografía del autor/a

Maria Eduarda Rissatti de Souza, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí. Professora de Educação Infantil – Séries Iniciais, na Prefeitura Municipal de Paranavaí. Pesquisadora do grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Educação na Sociabilidade do Capital (GEPTESC).

Neide de Almeida Lança Galvão Favaro, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutora em Educação pela UFSC. Professora Adjunta no Colegiado de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR, na UNESPAR, Campus Paranavaí. Coordena o Grupo de Estudos GEPTESC e é pesquisadora do Grupo de Estudos Capital, Trabalho e Educação (GECATE).

Priscila Semzezem, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Mestre em Serviço Social e Política Social pela UEL  e Doutoranda em Serviço Social pela UFSC. Professora no Colegiado de Serviço Social na UNESPAR, Campus Paranavaí. Pesquisadora do GEPTESC.

Citas

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Publicado
2023-02-06