CORPO CELEBRADO SE BEM-AFORTUNA: SABERES POLÍTICO-SOCIAIS E RELIGIOSOS EM CAROLINA MARIA DE JESUS

  • Gabriel Henrique Camilo Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Resumen

O presente artigo abordará a condição social, a situação política no Brasil, os debates étnicos e identitários e o casamento (enquanto instituição social e religiosa), do mesmo modo que se percebe criticamente a representação do corpo inserido nesses contextos, a partir das obras de Carolina de Jesus em análise, de modo que os textos literários discutidos aparecem dispostos a seguir: Quarto de despejo: diário de uma favelada (2014), publicado como obra de estreia da autora em 1960, Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada (1961), Pedaços da Fome (1963), Provérbios (1963) e Diário de Bitita (2007). Há diálogo com a fortuna crítica da autora.

Biografía del autor/a

Gabriel Henrique Camilo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Letras pela UEL. Licenciando em Artes Visuais e Graduado em Letras Vernáculas e Clássicas pela UEL. 

Citas

ANDRADE, L. P. O diário como utopia: Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. Dissertação (Mestrado). Três Lagoas (MS): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas, 2008.
ÊXODO 20:3-17 In: A Bíblia. Trad: João Ferreira Almeida. Rio de Janeiro: King Cross, 2008.
FERREIRA, A. C. Escrevivências, as lembranças afrofemininas como um lugar da memória afro-brasileira: Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo e Geni Guimarães. Dissertação (Mestrado). Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG - Programa de Pós-Graduação em Letras – Pós-Lit., 2013.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HANCIAU, N. J. O entre-lugar. In: FIGUEIREDO, E. Conceitos de literatura e cultura. Juiz de Fora:Editora UFJF/Niterói:EdUFF, 2005, p. 215-141.
JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
JESUS, C. M. Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada. Rio de Janeiro: Paulo de Azevedo ltda, 1961.
JESUS, C. M. Pedaços da Fome. São Paulo: Editôra Aquila Ltda, 1963.
JESUS, C. M. Provérbios. São Paulo: Edição Popular, 1963.
JESUS, C. M. Diário de Bitita. Sacramento: Editora Bertolucci, 2007.
MIRANDA, F. R. Os caminhos literários de Carolina Maria de Jesus: experiência marginal e construção estética. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP. São Paulo, p. 160, 2013.
NAZARIO, L. Da natureza dos monstros. São Paulo: Arte e Ciência, 2003.
RAPOSO, P. “Artivismo”: articulando dissidências, criando insurgências. Salvador: Cadernos de Arte e Antropologia, v. 4, n. 2, p. 3-12, 2015.
SANTIAGO, S. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: SANTIAGO, S. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. São Paulo: Perspectiva: Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, 1978. p. 11-28.
SANTOS, L. G. A. Carolina Maria de Jesus: análise identitária em Quarto de Despejo - diário de uma favelada. Dissertação (Mestrado). Catalão (GO): Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem - UFG Regional Catalão, 2015.
SILVA, J. C. G. Memórias da infância e juventude em Carolina Maria de Jesus (1914-1977). São Paulo: Ponto-e-Vírgula, 2: 97-112, 2007.
TOLEDO, C. V. S. O estudo da escrita de si nos diários de Carolina Maria de Jesus: a célebre desconhecida na literatura brasileira. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre: PUCRS, 2011.
VALÉRIO, A. C. F. A poesia de Carolina Maria de Jesus: um estudo de seu projeto estético, de suas temáticas e de sua natureza quilombola. Tese (Doutorado). Londrina: PPGL-UEL, 2020.
Publicado
2022-12-15