CORPO CELEBRADO SE BEM-AFORTUNA: SABERES POLÍTICO-SOCIAIS E RELIGIOSOS EM CAROLINA MARIA DE JESUS

  • Gabriel Henrique Camilo Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: Literatura. Narrativa Afro-brasileira. Religiosidade.

Resumo

O presente artigo abordará a condição social, a situação política no Brasil, os debates étnicos e identitários e o casamento (enquanto instituição social e religiosa), do mesmo modo que se percebe criticamente a representação do corpo inserido nesses contextos, a partir das obras de Carolina de Jesus em análise, de modo que os textos literários discutidos aparecem dispostos a seguir: Quarto de despejo: diário de uma favelada (2014), publicado como obra de estreia da autora em 1960, Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada (1961), Pedaços da Fome (1963), Provérbios (1963) e Diário de Bitita (2007). Há diálogo com a fortuna crítica da autora.

Biografia do Autor

Gabriel Henrique Camilo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Letras pela UEL. Licenciando em Artes Visuais e Graduado em Letras Vernáculas e Clássicas pela UEL. 

Referências

ANDRADE, L. P. O diário como utopia: Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. Dissertação (Mestrado). Três Lagoas (MS): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas, 2008.
ÊXODO 20:3-17 In: A Bíblia. Trad: João Ferreira Almeida. Rio de Janeiro: King Cross, 2008.
FERREIRA, A. C. Escrevivências, as lembranças afrofemininas como um lugar da memória afro-brasileira: Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo e Geni Guimarães. Dissertação (Mestrado). Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG - Programa de Pós-Graduação em Letras – Pós-Lit., 2013.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HANCIAU, N. J. O entre-lugar. In: FIGUEIREDO, E. Conceitos de literatura e cultura. Juiz de Fora:Editora UFJF/Niterói:EdUFF, 2005, p. 215-141.
JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
JESUS, C. M. Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada. Rio de Janeiro: Paulo de Azevedo ltda, 1961.
JESUS, C. M. Pedaços da Fome. São Paulo: Editôra Aquila Ltda, 1963.
JESUS, C. M. Provérbios. São Paulo: Edição Popular, 1963.
JESUS, C. M. Diário de Bitita. Sacramento: Editora Bertolucci, 2007.
MIRANDA, F. R. Os caminhos literários de Carolina Maria de Jesus: experiência marginal e construção estética. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP. São Paulo, p. 160, 2013.
NAZARIO, L. Da natureza dos monstros. São Paulo: Arte e Ciência, 2003.
RAPOSO, P. “Artivismo”: articulando dissidências, criando insurgências. Salvador: Cadernos de Arte e Antropologia, v. 4, n. 2, p. 3-12, 2015.
SANTIAGO, S. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: SANTIAGO, S. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. São Paulo: Perspectiva: Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, 1978. p. 11-28.
SANTOS, L. G. A. Carolina Maria de Jesus: análise identitária em Quarto de Despejo - diário de uma favelada. Dissertação (Mestrado). Catalão (GO): Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem - UFG Regional Catalão, 2015.
SILVA, J. C. G. Memórias da infância e juventude em Carolina Maria de Jesus (1914-1977). São Paulo: Ponto-e-Vírgula, 2: 97-112, 2007.
TOLEDO, C. V. S. O estudo da escrita de si nos diários de Carolina Maria de Jesus: a célebre desconhecida na literatura brasileira. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre: PUCRS, 2011.
VALÉRIO, A. C. F. A poesia de Carolina Maria de Jesus: um estudo de seu projeto estético, de suas temáticas e de sua natureza quilombola. Tese (Doutorado). Londrina: PPGL-UEL, 2020.
Publicado
2022-12-15