ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O GÊNERO ORAL “DEBATE” NO LIVRO DIDÁTICO

  • Gil Roberto Negreiros Universidade Federal de Santa Maria
  • Huanna Sperb Ross Universidade Federal de Santa Maria
  • Aline Rubiane Arnemann Universidade Federal de Santa Maria

Resumen

Resumo: O tema deste artigo é o material didático sobre gênero oral no Ensino Básico. Buscamos analisar um capítulo de um livro didático de Língua Portuguesa sobre o gênero oral “debate”. Além disso, também objetivamos avaliar a qualidade do capítulo em xeque, bem como as especificidades que possam envolver uma aplicação eficiente em situações didáticas. Pautamo-nos, teoricamente, no Sociointeracionismo, de Vygotsky (1991), e na perspectiva genebrina de gêneros textuais, de Dolz e Schneuwly (2004). Metodologicamente, adotamos o método qualitativo, de caráter indutivo.  Os resultados apontam para o fato de as três propostas de ensino do debate encontradas no corpus serem de natureza espiral, pois exploram etapas similares, contudo mais complexas a cada abordagem. Além disso, destacamos trabalhar tanto com o livro didático, como com o ensino da modalidade oral da língua.

Palavras-chave: Interação; gêneros orais públicos; debate; livro didático; ensino de língua portuguesa.

Biografía del autor/a

Gil Roberto Negreiros, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR, especialização em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, doutorado também em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (Programa de Letras Clássicas e Vernáculas - área de História das Ideias Linguísticas). Professor do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria.

Huanna Sperb Ross, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Letras - Português/Inglês pelo Centro Universitário Franciscano. Durante a graduação, foi bolsista PIBID/CAPES/UNIFRA atuando no subprojeto Letras/Inglês. Atualmente, professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Lenhardt, Itaara. 

Aline Rubiane Arnemann, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Letras Licenciatura Habilitação Português e Literaturas da Língua Portuguesa (UFSM/2014), mestre em Estudos Linguísticos (UFSM/2017). Atualmente, é doutoranda em Estudos Linguísticos, investigando o critério de informatividade em sua pesquisa. Seus estudos estão situados na Linguística do Texto, envolvendo, também, Sociointeracionismo e Pesquisa-ação. Atua como tutora à distância (Letras) em disciplinas referentes à Estágio Curricular Supervisionado, é integrante do Grupo de Estudos em Linguística do Texto e Ensino (GELTE).

Publicado
2018-07-19