O DESAFIO DA IMPLANTAÇÃO DE RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Resumen
Este trabalho tem como objetivo analisar uma Instituição de Ensino Superior Comunitária, sem fins lucrativos, situada no interior do Estado de São Paulo, para verificar a possibilidade de implantação de relatório de sustentabilidade, tendo como premissas as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). A pesquisa possui abordagem qualitativa, com procedimento de coleta de dados documental e análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Os resultados apontam que as diretrizes de um relatório de sustentabilidade, conforme cartilha GRI, podem ser aplicados na IES estudada. Para produzir o próprio relatório de sustentabilidade, a IES precisa ajustar alguns métodos envolvendo: organização de informações e ações estratégicas; treinamento de pessoas para organização de informações e produção de relatório; conscientização e mobilização da comunidade acadêmica para engajamento em ações sustentáveis; adoção de estratégias para que ações sustentáveis sejam inseridas e praticadas, tornando-se parte da cultura nos campi da instituição e; estabelecimento de metas sustentáveis anuais, visando o aperfeiçoamento do relatório de sustentabilidade. A elaboração do próprio relatório de sustentabilidade permitirá que a IES estudada proporcione valores positivos, como o aumento das chances de fidelização junto ao mercado e a análise periódica dos dados para comparar seu desempenho junto à outras IES.
Citas
BELLEN, H. M. V. Indicadores de sustentabilidade: uma análise comparativa. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
BEURON, T. A.; ALMEIDA, F. J. R.; MADRUGA, L. R. R. G. Sustentabilidade Aplicada na Universidade: alguns Campos Estratégicos de Ação de uma Universidade Europeia secular. 2016. Disponível em:
BRADFORD, M.; EARP, J.; WILLIAMS, P. Sustainability reports: what do stakeholders really want?. Management Accounting Quarterly, v. 16, n. 1, p. 13, 2014.
CAMPOS, L. M. S. et al. Relatório de sustentabilidade: perfil das organizações brasileiras e estrangeiras segundo o padrão da Global Reporting Initiative. Gestão & Produção, v. 20, n. 4, p. 913-926, 2013.
CARVALHO I. C. M.; SILVA, R. S. Ambientalização do ensino superior e a experiência da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul. In: RUSCHEINSKY A. et al. (Eds.). Ambientalização nas Instituições de Educação Superior no Brasil: caminhos trilhados, desafios e possibilidades. São Carlos: EESC/USP, 2014. v. 1, p. 125-144.
CEBRAP. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. Bloco Qualitativo. São Paulo: Sesc-CEBRAP, 2016. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/files/unidades/abas/6e0ab6db/a514/4d38/8b19/3f2e5ce48e92.pdf. Acesso em: 05 out. 2020.
COOPER, D. R., SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 12. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
CUNHA, J. V. A.; RIBEIRO, M. S. Divulgação voluntária de informações de natureza social: um estudo de caso nas empresas brasileiras. Revista de Administração Eletrônica, v. 1, n. 1, p. 1-23, 2008.
DIAS, L. N. S.; SIQUEIRA, J. R. M.; ROSSI, M. Z. G. Balanço Social: a Utilização dos Indicadores do Global Reporting Initiative (GRI) em Empresas Brasileiras. In: ENCONTRO DA ANPAD, 30., 2006, Salvador. Anais..., Salvador: Anpad, 2006.
ELKINGTON, J. Sustentabilidade, canibais de garfo e faca. São Paulo: Makron Books, 2012.
FEIL, A. A.; STRASBURG, V. J.; NAIME, R. H. Análise sobre as normas e dos indicadores de sustentabilidade e a sua integração para gestão corporativa. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 3, n. 2, p. 21-36, 2013.
FONSECA, A. et al. The state of sustainability reporting at Canadian universities. International Journal of Sustainability in Higher Education, v.12, n.1, p. 22-40, 2011.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo, Atlas, 2019.
GRI – GLOBAL REPORTING INITIATIVE. Diretrizes para relatório de sustentabilidade. Versão G4. Amsterdã: GRI, 2013. Disponível em:
IBGE. Cadastro Central de Empresas. Rio de Janeiro: IBGE, 2014.
IBGE. Cidades. 2016. Disponível em:
INSTITUTO ETHOS de Empresas e Responsabilidade Social. Indicadores ETHOS de Responsabilidade Social. 2014. Disponível em:
LEAL, F. W. About the role of universities and their contribution to sustainable development. Higher Education Policy, v 24, n. 4, p. 427-438, 2011.
LEGITIMUS. Relações governamentais e institucionais. GRI 2012. Disponível em: http://www.legitimus.com.br/index.php/content/view/265/GRI.html. Acesso em: 12 jan. 2021.
LOVISCEK, V. Triple Bottom Line toward a holistic framework for sustainability: A systematic review. Revista de Administração Contemporânea, v. 25, n. 3, p. 1-11, 2021.
LOURENÇO; M. A.; CARVALHO, D. Sustentabilidade social e desenvolvimento sustentável. RACE, v. 12, n. 1, p. 9-38, jan./jun. 2013.
MARIMON, F. et al. The worldwide diffusion of the Global Reporting Initiative: what is the point? Journal of Cleaner Production, v. 33, p. 132-144, 2012.
MINTZBERG, H. et al. Safári de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. ed. Porto Alegre, Bookman, 2010.
MOZZATO, A. R.; GRZYBOVSKI, D. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 4, p. 731-747, 2011.
PASINATO, J.; BRIÃO, V. B. Sustentabilidade de uma Instituição de Ensino Superior. Revista CIATEC-UPF, v.6, n. 1, p. 48-64, 2014.
PDI. Plano de Desenvolvimento Institucional – PUC-Campinas 2013 - 2017. Disponível em:
SARKIS, J.; HELMS, M. M.; HERVANI, A. A. Reverse logistics and social sustainability. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, n. 17, n. 6, p. 337-354, 2010.
SILVA, L. H. V. Aplicação e impactos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em grandes empresas privadas do setor industrial no Brasil. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade) – PUC-Campinas, Campinas, 2021.
SOUZA, T. C. G. Relatório de Sustentabilidade: proposta de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior comunitária à luz da Global Reporting Initiative (GRI). 150 F. 2018. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade) – PUC-Campinas, Campinas, 2018.
SOUZA, T. C. G. et al. Relatório de Sustentabilidade: proposta de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior comunitária à luz da Global Reporting Initiative (GRI). In: ENGEMA, 21., 2019, São Paulo. Anais..., São Paulo: ENGEMA/USP, 2019.
VIEGAS, S. F. S; CABRAL, E. R. Práticas de sustentabilidade em instituições de ensino superior: evidências de mudanças na gestão organizacional. Revista GUAL, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 236-259, 2015.
VIFELL, A. C.; SONERYD, L. Organizing matters: how ‘the social dimension’ gets lost in sustainability projects. Sustainable Development, v. 20, n. 20, p. 18-27, 2012.
WARKEN, I. L. M.; HENN, V. J.; ROSA, F. S. da. Gestão da sustentabilidade: um Estudo sobre o nível de sustentabilidade socioambiental de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, Salvador, v. 4, n. 3, p.147-166, set. 2014.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).