O DESAFIO DA IMPLANTAÇÃO DE RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar uma Instituição de Ensino Superior Comunitária, sem fins lucrativos, situada no interior do Estado de São Paulo, para verificar a possibilidade de implantação de relatório de sustentabilidade, tendo como premissas as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). A pesquisa possui abordagem qualitativa, com procedimento de coleta de dados documental e análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Os resultados apontam que as diretrizes de um relatório de sustentabilidade, conforme cartilha GRI, podem ser aplicados na IES estudada. Para produzir o próprio relatório de sustentabilidade, a IES precisa ajustar alguns métodos envolvendo: organização de informações e ações estratégicas; treinamento de pessoas para organização de informações e produção de relatório; conscientização e mobilização da comunidade acadêmica para engajamento em ações sustentáveis; adoção de estratégias para que ações sustentáveis sejam inseridas e praticadas, tornando-se parte da cultura nos campi da instituição e; estabelecimento de metas sustentáveis anuais, visando o aperfeiçoamento do relatório de sustentabilidade. A elaboração do próprio relatório de sustentabilidade permitirá que a IES estudada proporcione valores positivos, como o aumento das chances de fidelização junto ao mercado e a análise periódica dos dados para comparar seu desempenho junto à outras IES.
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