O ENADE NO CONTEXTO DA ECONOMIA DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO SOBRE CURSOS DE LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB)
Resumen
O artigo reflete acerca da avaliação da educação superior no contexto da economia do conhecimento. Nesse cenário, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) vem servindo à regulação e à promoção de rankings. Para tanto, ancora-se numa investigação bibliográfica e exploratória a partir de dados colhidos por meio da análise dos relatórios do Enade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados analisados dos relatórios dos três ciclos avaliados revelam que os diversos cursos de licenciaturas da Universidade de Brasília são considerados com desempenho muito bom, conforme os indicadores de qualidade desse Exame, tendo mantido uma maior concentração ao conceito 4 com exceção do curso de Matemática. O uso dos resultados do Enade na instituição pesquisada tem refletido em duas frentes: como instrumento que possibilita sanar possíveis dificuldades e propor ações de melhorias apresentadas nos seus cursos de licenciaturas; destaque nos rankings internacionais, nacionais, regional e local.
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