A ATUAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA NO AMBIENTE ESCOLAR À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO

Resumen

RESUMEN:

Em tiempos de pandemia provocada por el vírus covid-19, o lo que provoca diversas turbulências e incertidumbres em todos los aspectos sociales, económicos, políticos y educativos.El propósito de este artículo es compreender el papel del pedagogo en el rol de assessor educativo em tiempos de pandemia em el ámbito escolar.Metodológicamente, se trata de uma investigación bibliográfica que planteó em la literatura impresa, portales periodísticos, legislación educativa, referente al rol y atribución del assessor educativo em el contexto educativo.Resulta en la necessidad de validar la importância de este trabajo no professional dirigido a la problemática socioemocional dirigido a estudiantes, docentes, personal directivo y administrativo, País. Sobre todo em este momento de pandemia en el que todavia se da la vuelta a la convivência em las aulas em base a la distancia social. Concluí que el assessor educativo desarrolla um labor essencial para la formación humana integral al dirigir o ser pedagógico desde uma perspectiva de pensamiento complejo, que comprende al ser humano em su multidimensionalidad.

Palabras clave: princípios rectores. Educación. Orientación educativa

Biografía del autor/a

Ana Maria Freitas Lima, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Pedagogia (Unitins) Campus Tocantinópolis; Especialista em Orientação. Educacional, Docência do Ensino Superior e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Instituição: Universidade Estadual do Tocantins – Unitins-Campus Araguatins.

Osmalina Freitas Dias, Unidade Escolar Jacob Demes (UEJD)

Graduada em Letras-Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Campus Floriano; Especialista em linguística com habilitação em docência do Ensino Superior. (UESPI). Instituição: Unidade Escolar Jacob Demes (UEJD).

Maria da Paz Coelho de Sousa, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Pedagogia (UEMA); Especialista em Administração e Supervisão Escolar. Instituição. Faculdade Integrada de Amparo-(FIA). Instituição: Universidade Estadual do Tocantins – Unitins-Campus Araguatins.

Ana Irene Carneiro Borges Lucena, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Pedagogia Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Especialista em Gestão Escolar Integrada com Habilitação em Inspeção, administração e Orientação. Instituição: Universidade Estadual do Tocantins – Unitins/Campus Araguatins-TO. 

Citas

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Publicado
2023-04-04