ENTRE O IDEAL E O POSSÍVEL: UM OLHAR SOBRE O USO DA PLATAFORMA G SUITE FOR EDUCATION NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Resumen

Este artigo constitui-se na materialização de uma pesquisa que tomou por objeto de estudo a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no âmbito educacional e a sua relação com a prática docente e foi guiada pela pergunta: qual o impacto da utilização da plataforma G Suite for Education na prática docente no âmbito do ensino remoto emergencial? Buscando responder ao questionamento, a investigação foi desenvolvida segundo os pressupostos da pesquisa qualitativa e do estudo descritivo, mediante o objetivo de compreender a utilização da plataforma G Suite for Education no ensino remoto emergencial como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento das práticas docentes no 8º ano de uma escola particular de Aracaju, SE. Quanto aos instrumentos, adotamos a observação da sala de aula virtual e a entrevista online. A análise dos dados foi feita a partir da perspectiva da análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, compreendemos que os professores utilizaram a plataforma para assegurar a continuidade do ano letivo, pois os aplicativos possibilitaram o trabalho docente no ensino remoto emergencial. A pesquisa mostrou que as dificuldades dos professores foram pontuais e superadas. Consideramos, por fim, que cada professor deu o seu melhor dentro das suas possibilidades, não necessariamente o “ideal”, mas o que foi “possível” realizar em um momento de grandes desafios sociais, educacionais e pessoais.

Biografía del autor/a

Rosana Maria Santos Torres Marcondes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Formação em Educação a Distância pela Universidade Paulista, graduada em LETRAS PORTUGUÊS FRANCÊS pela Universidade Federal de Sergipe. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2002), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Tiradentes (1994). Atualmente é professora da Universidade Federal de Sergipe lotada no Departamento de Educação (DED), no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Atuou como coordenadora do Programa Um Computador por Aluno/UFS/MEC (2010- 2012). Membro do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI); Grupo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência, do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/líder), do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica do IFS (GPIT) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental (GEPEASE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de informação. Atua, principalmente, nas áreas de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, informática na Educação, Tecnologias Assistivas, Educação Tecnológica, Educação a Distância (EAD), Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Aplicativos Educacionais, Metodologias Ativas, Educação Ambiental e Formação de Professores.

Carla Eugênia Nunes Brito, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (2018). Especialista em Gestão da Criatividade pela Faculdade São Luís de França/Fundação Brasil Criativo (2006) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (2002). Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores (GPGFOP/Unit/CNPq). Diretora Pedagógica e de Inovação do Colégio Coesi.

Citas

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Publicado
2023-09-20
Sección
Artigos