ENTRE O IDEAL E O POSSÍVEL: UM OLHAR SOBRE O USO DA PLATAFORMA G SUITE FOR EDUCATION NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Abstract
Este artigo constitui-se na materialização de uma pesquisa que tomou por objeto de estudo a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no âmbito educacional e a sua relação com a prática docente e foi guiada pela pergunta: qual o impacto da utilização da plataforma G Suite for Education na prática docente no âmbito do ensino remoto emergencial? Buscando responder ao questionamento, a investigação foi desenvolvida segundo os pressupostos da pesquisa qualitativa e do estudo descritivo, mediante o objetivo de compreender a utilização da plataforma G Suite for Education no ensino remoto emergencial como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento das práticas docentes no 8º ano de uma escola particular de Aracaju, SE. Quanto aos instrumentos, adotamos a observação da sala de aula virtual e a entrevista online. A análise dos dados foi feita a partir da perspectiva da análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, compreendemos que os professores utilizaram a plataforma para assegurar a continuidade do ano letivo, pois os aplicativos possibilitaram o trabalho docente no ensino remoto emergencial. A pesquisa mostrou que as dificuldades dos professores foram pontuais e superadas. Consideramos, por fim, que cada professor deu o seu melhor dentro das suas possibilidades, não necessariamente o “ideal”, mas o que foi “possível” realizar em um momento de grandes desafios sociais, educacionais e pessoais.
References
CORRÊA, J. N. P.; BRANDEMBERG, J. C.Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino de matemática em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 22, p. 34–54, 2020. DOI: 10.30938/bocehm.v8i22.4176, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4176. Acesso em: 22 maio 2021
FERRETE, R. B.; FERRETE, A. A. S. S. O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe X e o Conceito de Cibercultura. In: NUNES, A. K. F.; FERRETE, A. A. S. S.; PIMENTAL, F. S. C. Transformações do presente: Experiências com a tecnologia para a educação do futuro. Curitiba: CRV, 2019.
GIL, A. C. Como elaborar Projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, V. C. de M. C; BARBOZA, G. G.; CARMO, T. B. de M. Virtualidade do ensino: um diálogo entre as perspectivas da educação básica e os aspectos da utilização do Google Classsrrom em tempos de pandemia. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1689. Acesso em: 10 jan. 2021.
JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Educação a Distância ou Atividade Remota Emergencial: em busca pelo elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e521974299, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.4299. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299. Acesso em: 10 dez. 2020.
P1, Professor 1. Entrevista I. [ago. 2020]. Entrevistadora: Rosana Maria Santos Torres Marcondes. Aracaju, 2020. 1 arquivo.mp4 (58 min).
P2, Professor 2. Entrevista II. [out. 2020]. Entrevistadora: Rosana Maria Santos Torres Marcondes. Aracaju, 2020. 1 arquivo.mp4 (50 min).
P3, Professor 3. Entrevista III. [out. 2020]. Entrevistadora: Rosana Maria Santos Torres Marcondes. Aracaju, 2020. 1 arquivo.mp4 (24 min).
P4, Professor 4. Entrevista IV. [out. 2020]. Entrevistadora: Rosana Maria Santos Torres Marcondes. Aracaju, 2020. 1 arquivo.mp4 (39 min).
P5, Professor 5. Entrevista V. [fev. 2021]. Entrevistadora: Rosana Maria Santos Torres Marcondes. Aracaju, 2021. 1 arquivo.mp4 (24 min).
MARCONDES, R. M. T; FERRETE, A. A. S. S. Tecnologia digital de informação e comunicação e metodologias ativas na personalização do ensino de redação. Humanidades & Inovação, v.7, n. 6, 2020, p. 207-2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2314. Acesso em: 24 maio 2020.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda, 2013. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em: 07 jul. 2019.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas / Roberto Jarry Richardson; colaboração Dietmar Klaus Pfeiffer. – 4. ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo: Atlas, 2017.
SILVA, M. A.da; GRILLO, A. C.; FERREIRA, A. E. S. C.da S. Ensino emergencial a distância durante pandemia de COVID-19: Perspectivas sobre uso da ferramenta Google Classroom e privacidade de dados. SCIAS - Educação, Comunicação E Tecnologia, 2(2), 211–230. https://doi.org/10.36704/sciaseducomtec.v2i2.5019, 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/view/5019. Acesso em: 14 mar. 2021.
TAROUCO, L. M. R. et al. Videoconferência. Rede Nacional de pesquisa (RNP) - Grupo de Trabalho Aplicações Educacionais em Rede. UFRGS. 2003. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/RNP/videoconferencia.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).