ENSINO “(TER)REMOTO”? REFLEXÕES A PARTIR DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO PERÍODO PANDÊMICO

Resumen

O objetivo geral do relato consistiu em compreender os impactos da adesão ao ensino remoto no desempenho acadêmico de estudantes da Universidade Federal de São João del Rei- Campus Sete Lagoas. Para tal, utilizou-se de uma pesquisa quantitativa, mensurando o coeficiente de rendimento acadêmico e as taxas de evasão de 2.866 matrículas, entre os ingressantes de 2009 e 2021. Os resultados da investigação indicaram que a média do rendimento acadêmico aumentou, acompanhada de substanciais reduções nas taxas de evasão, durante o período da pandemia de COVID-19. Diferente da hipótese inicial, fundada na concepção de que esses indicadores iriam piorar, as discussões e conclusões indicam que apesar da importância de se compreender as desigualdades que atravessam o sistema educacional, algumas das práticas utilizadas no ensino remoto podem contribuir para se repensar as formas de ensino e avaliação adotadas no ambiente escolar universitário.

Biografía del autor/a

Daniel Calbino Pinheiro, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2013), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2010). É Professor do departamento de Agronomia da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ, Sete Lagoas, Minas Gerais, Brasil.

Geruza de Fátima Tomé Sabino, Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Doutora em sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - Unesp (2008), Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - Unesp (2003). É Professora no curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Citas

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Publicado
2023-04-04