RELATO DE EXPERIÊNCIA DIANTE DO OLHAR DISCENTE: APRENDER NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Resumen

O presente texto trata de um relato de experiência baseado no olhar de alunos da 1ª série da rede pública do Novo Ensino Médio durante aulas no Ensino Remoto Emergencial (ERE) em uma escola do estado de Sergipe. Este estudo tem como principal objetivo refletir e analisar a perspectiva de quem ficou do outro lado da tela (por meio de celular, tablet ou computador), que vivenciou uma nova forma de aprender. A metodologia é de abordagem qualitativa, tratando-se de uma pesquisa empírica ancorada em um estudo de caso. Os resultados indicaram que embora problemas com a internet ocorressem o Ensino Remoto Emergencial proporcionou desenvolvimento de práticas educacionais permitindo à Educação exercer o seu papel fundamental na vida social de seus partícipes. Conclui-se que os alunos aprovaram as aulas remotas e demonstraram uma variedade de concepções perante este cenário que foi instalado durante o período de pandemia da Covid-19.

 

Biografía del autor/a

Izabel Silva Souza D'Ambrosio, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Ensino de Língua Inglesa e Novas Tecnologias pela Estácio de Sá. Atualmente é Professora da Educação Básica SEED/SE e professora da graduação Letras-Inglês do CESAD-UFS/ bolsista CAPES. Membro do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS). 

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Departamento de Educação - Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFS). Líder do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS).

Citas

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Publicado
2023-03-27
Sección
Relatos de Experiência