RELATO DE EXPERIÊNCIA DIANTE DO OLHAR DISCENTE: APRENDER NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Abstract
O presente texto trata de um relato de experiência baseado no olhar de alunos da 1ª série da rede pública do Novo Ensino Médio durante aulas no Ensino Remoto Emergencial (ERE) em uma escola do estado de Sergipe. Este estudo tem como principal objetivo refletir e analisar a perspectiva de quem ficou do outro lado da tela (por meio de celular, tablet ou computador), que vivenciou uma nova forma de aprender. A metodologia é de abordagem qualitativa, tratando-se de uma pesquisa empírica ancorada em um estudo de caso. Os resultados indicaram que embora problemas com a internet ocorressem o Ensino Remoto Emergencial proporcionou desenvolvimento de práticas educacionais permitindo à Educação exercer o seu papel fundamental na vida social de seus partícipes. Conclui-se que os alunos aprovaram as aulas remotas e demonstraram uma variedade de concepções perante este cenário que foi instalado durante o período de pandemia da Covid-19.
References
COAUTOR, 2017.
HODGES, Charles B et al. (2020, March 27). The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. https://tinyurl.com/rekxcrq. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1273059.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9ª ed. Campinas: São Paulo, 2012.
Painel TIC Covid-19. Pesquisa sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. Comitê Gestor da Internet no Brasil, São Paulo, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/DELL/Documents/BNCC%20e%20Curr%C3%ADculo%20de%20Sergipe/painel_tic_covid19_1edicao_livro%20eletr%C3%B4nico.pdf. Acesso em: 18 jul,2021
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1997.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17ª edição. 7ª reimpressão, 2020. Editora Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
WESTBROOK, Robert; TEIXEIRA, Anísio. John Dewey. José Eustáquio Romão e Verone Lane Rodrigues (Org.). Coleção educadores MEC. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Ed. Massangana, 2010.
WOODS, Peter; HAMMERSLEY, Martyn (Ed.). School experience: Explorations in the sociology of education. Routledge, 2017.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).