POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA EM ANÁLISE: REVISITA AOS GOVERNOS DOS PRESIDENTES DO BRASIL – FHC E LULA

  • Neila Nunes de Souza Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Mauricio Alves da Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Carlos Roberto Ludwig Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumen

 Esse artigo discute questões da gestão pública dos governos de Fernando Henrique Cardoso - FHC (1995-2002) e Luis Inácio Lula da Silva (2003-2010). O objetivo foi abordar questões atinentes as gestões dos Presidentes do Brasil, no que tange à educação básica, dos anos de 1995 a 2010, período que compreende os governos de FHC e Lula da Silva o que os aproxima e no que se configurou como ingerência do setor privado e Banco Mundial na educação do País. Elementos das políticas educacionais do governo do Presidente FHC são referenciadas em dois eventos internacionais a saber, a Conferência Mundial de Educação para Todos e o Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Nas políticas do governo do Presidente Lula, o pressuposto de análise é o Programa de Governo para a candidatura a presidência da república. As ações que unem esses dois governos, em que pese avanços e retrocessos é também a continuidade e aprofundamento das políticas neoliberais.

 

Palavras-Chave: Educação Básica. Políticas Públicas. Governo.

Biografía del autor/a

Neila Nunes de Souza, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Educação - Universidade de Brasília - UnB, (Políticas Públicas) 2017. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2000). Graduação em Pedagogia - Universidade Católica de Pelotas - RS (1991). É professora efetiva da Fundação Universidade Federal do Tocantins, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas, avaliação institucional/educação superior; política e formação de professores; sala de aula; educação pública; educação no campo, educação básica/ensino médio e Banco Mundial.

Mauricio Alves da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (1994), Especialista em Cartografia pela UFMT (1996), Mestre em Engenharia Civil na área de Cadastro Técnico Multifinalitário pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1999), Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2013). Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional, Cursos de Geografia - Licenciatura e Bacharelado.

Carlos Roberto Ludwig, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Doutor e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Letras- Português, Inglês e Literaturas e Letras - Português, Francês e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente em Língua Inglesa, Literaturas de Língua Inglesa, Estudos da Tradução, Ensino de Línguas, Documentação em Língua de Sinais e Estudos da Língua Brasileira de Sinais, Cultura e Educação de Surdos. 

Publicado
2018-04-16
Sección
Artigos