O TEMA “LAZER” NOS CURRÍCULOS DA UFRGS E UFSM: QUAL A RELAÇÃO COM O TRABALHO PEDAGÓGICO?

Resumen

Nas últimas décadas houve um expressivo aumento das produções no que tange aos Estudos do Lazer, porém em algumas vertentes ainda há lacunas de estudos, como o trabalho pedagógico ligado ao lazer, por exemplo. Logo, na presente pesquisa tivemos o objetivo de analisar as ementas dos Projetos Políticos Pedagógicas dos currículos de Educação Física (Licenciatura e bacharelado) de duas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul, sendo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sendo que esta última foi a primeira universidade federal do Brasil, não localizada em uma capital, a ofertar o curso de educação física. Após a análise das disciplinas e ementas nos Projetos Políticos Pedagógico destas duas instituições, foi possível compreender que há um distanciamento entre teoria e prática e uma aparente desarticulação entre as disciplinas, isto é, uma fragmentação da formação ofertada junto ao curso de educação física nestas duas modalidades. Por fim, compreendeu-se uma dificuldade de assimilação do conceito de lazer e qual a diferença da sua articulação/concepção do trabalho pedagógico na prática de licenciados e bacharéis em educação física.

Biografía del autor/a

Marcius Minervini Fuchs, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando em Educação. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Vicente Cabreira Calheiros, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Educação. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Kelber Ruhena Abrao, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde. Universidade Federal do Tocantins - UFT, Palmas, Tocantins, Brasil.

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Citas

CALHEIROS, V. C. O trabalho pedagógico da Educação Física: em busca das múltiplas determinações - Tese apresentada ao Curso de doutorado do programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 2018.
DUTRA, G. O embate do MEEF em defesa da licenciatura ampliada: Unificar para avançar. - in: Caderno de debates ExNEEF, Volume XII, 2010.
ENGELS, F. Do socialismo utópico ao socialismo científico. 1880 Disponível em: Acessado em: 19 nov. 2021.
FERREIRA, L. S. Trabalho pedagógico na escola: sujeitos, conhecimento e tempos. Curitiba: Editora CRV, 2017.
FERREIRA, L. S. Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala?. In: Educação e Realidade, Porto Alegre , v. 43, n. 2, p. 591-608, abril/junho, 2018.
FUENTES, R. Dimensões do trabalho pedagógico nos cursos superiores de tecnologia da UFSM: uma análise dialética - Tese apresentada ao Curso de Doutorado do programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 2017.
FUCHS, M. M. As políticas públicas educacionais e a formação de professores em educação física do CEFD/UFSM. Monografia de conclusão de curso em educação física escolar. Programa de Pós-Graduação em Educação Física, UFSM, 2014.
GAMBOA, S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. – Chapecó: Argos, 2007.
KOPNIN, V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro-RJ, Editora Civilização Brasileira S.A., 1978.
KOSIK, K. Dialética do concreto; tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio, 2. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976.
KUENZER, A. Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, G. (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998.
MARIN, E. C. Currículo e formação do profissional do lazer. - Revista Brasileira de Ciência do Esporte - v.23, n.1, p.123-130, set. 2001.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política: Livro terceiro: o processo global de produção capitalista, volume VI. - 26. ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
NASCIMENTO, D. E. do; ABRÃO, R. K.; QUARESMA, F. R. P.; SOARES, K. C. P. C.; TAVARES, A. L. Formação, Lazer e Currículo: Os Cursos de Educação Física do Tocantins. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 342–361, 2020. DOI: 10.35699/2447-6218.2020.24044. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/24044. Acesso em: 6 dez. 2021.
OLIVEIRA SANTANA, M. D.; MACHADO SILVA, A. P.; CARVALHO DE ARAÚJO, B.; ABRÃO FERREIRA, R. K. Conhecimentos e práticas de lazer: uma perspectiva de trabalho e saúde. Linhas Crí­ticas, [S. l.], v. 27, p. e35146, 2021. DOI: 10.26512/lc.v27.2021.35146. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35146. Acesso em: 6 dez. 2021
PEIXOTO, E. M. M. Estudos do lazer no Brasil: apropriação da obra de Marx. - Campinas, SP. 2007. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
SOUZA, M. da S.; COUTO, M L.; MARIN, E. C. A relação entre as ciências sociais e as ciências naturais na formação em educação física do CEFD/UFSM. - Pensar a prática, [S.1], v.17, n.1, mar. 2014
TAFFAREL, C. N. Z. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. [Livro eletrônico]. -- 1.ed. -- São Paulo: Cortez, 2013.
TROTSKY, L. Uma oposição pequeno-burguesa no Socialist Worker Party. 1939. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2021.
UFRGS. Projeto pedagógico do curso de educação física licenciatura e bacharelado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2021.
UFSM. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em educação física. Universidade Federal de Santa Maria, 2005. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2021.
UFSM. Projeto pedagógico do curso de bacharelado em educação física. Universidade Federal de Santa Maria, 2006. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2021.
Publicado
2024-02-21