O TEMA “LAZER” NOS CURRÍCULOS DA UFRGS E UFSM: QUAL A RELAÇÃO COM O TRABALHO PEDAGÓGICO?
Abstract
Nas últimas décadas houve um expressivo aumento das produções no que tange aos Estudos do Lazer, porém em algumas vertentes ainda há lacunas de estudos, como o trabalho pedagógico ligado ao lazer, por exemplo. Logo, na presente pesquisa tivemos o objetivo de analisar as ementas dos Projetos Políticos Pedagógicas dos currículos de Educação Física (Licenciatura e bacharelado) de duas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul, sendo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sendo que esta última foi a primeira universidade federal do Brasil, não localizada em uma capital, a ofertar o curso de educação física. Após a análise das disciplinas e ementas nos Projetos Políticos Pedagógico destas duas instituições, foi possível compreender que há um distanciamento entre teoria e prática e uma aparente desarticulação entre as disciplinas, isto é, uma fragmentação da formação ofertada junto ao curso de educação física nestas duas modalidades. Por fim, compreendeu-se uma dificuldade de assimilação do conceito de lazer e qual a diferença da sua articulação/concepção do trabalho pedagógico na prática de licenciados e bacharéis em educação física.
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