DESVELANDO CONTEXTOS E REITERANDO PRINCÍPIOS NA/PARA A GESTÃO ESCOLAR NO TOCANTINS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Resumen

O artigo aborda a temática gestão escolar no Tocantins, tendo por objetivo suscitar reflexão sobre possíveis desafios e aprendizados que sobressaíram na gestão escolar tocantinense no período de pandemia do novo Coronavírus, nos anos de 2020 até meados de 2021. Assenta-se em perspectiva crítica, com revisão bibliográfica e documental. No cenário pandêmico, a escola foi convocada a se reinventar, de forma que a gestão conseguisse garantir os meios necessários para uma aprendizagem de qualidade. Aos novos desafios pesaram os problemas já existentes na educação. O contexto da pandemia desvelou cenários desafiadores e reapresentou aprendizados/princípios que fazem parte do arcabouço normativo, perpassados pela disputa de projetos societários. Nesse campo carregado de provocações, compreende-se que o princípio da gestão democrática é um dos elementos mediadores de uma educação emancipadora, para uma sociedade democrática.

Biografía del autor/a

Meyrivane T. S. Arraes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT-PPGE). Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da UFT (GepeEM). Membro do Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE). Filiada a Associação Nacional de Administração em Educação (ANPAE). Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Educação na Diretora Regional de Educação, Juventude e Esportes de Paraíso do Tocantins. 

Roberto Francisco de Carvalho , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

PhD em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro ( UERJ). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT) nos Cursos de Filosofia e Teatro. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE). Pesquisador nas linhas de estudos pesquisas: Educação Ético-Política/Econômica, Cultura, Estado e Política Educacional; e Currículos específicos de etapas e modalidades de educação.

Yony Santos, Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc/TO)

Professora. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física e Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduada em Pedagogia pela Fundação Educacional De Paraiso Do Tocantins (Fecipar) e Matemática pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Professora de Matemática e Física do Ensino Médio, na rede Estadual de Ensino do Tocantins. 

Citas

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Publicado
2022-03-11