DESVELANDO CONTEXTOS E REITERANDO PRINCÍPIOS NA/PARA A GESTÃO ESCOLAR NO TOCANTINS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Abstract
O artigo aborda a temática gestão escolar no Tocantins, tendo por objetivo suscitar reflexão sobre possíveis desafios e aprendizados que sobressaíram na gestão escolar tocantinense no período de pandemia do novo Coronavírus, nos anos de 2020 até meados de 2021. Assenta-se em perspectiva crítica, com revisão bibliográfica e documental. No cenário pandêmico, a escola foi convocada a se reinventar, de forma que a gestão conseguisse garantir os meios necessários para uma aprendizagem de qualidade. Aos novos desafios pesaram os problemas já existentes na educação. O contexto da pandemia desvelou cenários desafiadores e reapresentou aprendizados/princípios que fazem parte do arcabouço normativo, perpassados pela disputa de projetos societários. Nesse campo carregado de provocações, compreende-se que o princípio da gestão democrática é um dos elementos mediadores de uma educação emancipadora, para uma sociedade democrática.
References
BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é Participação. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BORDIGNON, Genuíno; GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão da educação: o município e a escola. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Ângela da S. (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000. p. 147-176.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: https.//www.planalto.gov.br. Acesso em: 07 jun. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394. Estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília, DF, 1996. Disponível em: https.//www.planalto.gov.br. Acesso em: 07 jun. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.005. Aprova o Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 2014 Disponível em: https.//www.planalto.gov.br. Acesso em: 07 jun. 2021.
BRASIL. Medida Provisória n° 934. Estabelece Normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https.//www.planalto.gov.br. Acesso em: 08 jun. 2021.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.
GADOTTI, Moacir. Prefácio. In: Bordignon, Genuíno. Gestão da Educação no Município - Sistema, Conselho e Plano. 2 ed. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2009.
LÜCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
PARO, Vitor Henrique. O que é gestão escolar? Disponível em: https://www.vitorparo.com.br. Acesso em: 06 jun. 2021.
PARO, Vitor Henrique. A utopia da gestão escolar democrática. In: Cadernos de pesquisa. São Paulo, n. 60, p. 51, fev. 1987. Disponível em: https://www.vitorparo.com.br. Acesso em: 08 jun. 2021.
POLI, Luzenir; LAGARES, Rosilene. Dilemas da Gestão Democrática da Educação Frente ao contexto da Nova Gestão Pública. RBPAE. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, v. 33, n. 3, p. 835 - 849, set.-dez. 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br. Acesso em: 10 maio 2021.
REIS, Nelio; OLIVEIRA, Cristina Corrêa de; ANDRADE, Alequexandre Galvez de. Covid-19 e o calendário escolar brasileiro: medo e frustração. Revista Inovação Social, v. 2, n. 1, p. 52-68, maio 2020.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011. Coleção Educação Contemporânea.
SABINO, Fernando Tavares. O Encontro marcado. 34. ed. Rio de Janeiro: Recor, 1981.
TOCANTINS. Assembleia Legislativa. Lei nº 2.977, de 8 de julho de 2015. Aprova o Plano Estadual de Educação do Tocantins – PEE/TO (2015-2025). Palmas, TO, 2015. Disponível em: https://www.al.to.leg.br. Acesso em: 07 jun. 2021.
TOCANTINS. Assembleia Legislativa. Lei nº 2.139, de 3 de setembro de 2009. Dispõe sobre o Sistema Estadual de Ensino e adota outras providências. Palmas, TO, 2009. Disponível em: https://www.al.to.leg.br. Acesso em: 07 jun. 2021.
TOCANTINS. Decreto n° 6.071. Publicado no Diário Oficial n° 5.566 como medida de enfrentamento e diminuição do contágio e da disseminação da doença entre estudantes, servidores e comunidade. Palmas, TO, 2020a. Disponível em http://www.diariooficial.to.gov.br. Acesso em: 07 jun. 2021
TOCANTINS. Resolução CEE/TO n° 097 de 25 de março de 2020, que “ REVOGA a resolução CEE/TO n° 147, de 19 de dezembro de 2019, que aprova o Calendário Escolar 2020 para todo o Sistema Estadual de Ensino do Tocantins”. Palmas, TO, 2020b. Disponível em http://www.diariooficial.to.gov.br. Acesso em 07 jun. 2021.
TOCANTINS. Resolução CEE/TO n° 105 de 08 de abril de 2020, que estabeleceu “formas de reorganização do Calendário Escolar/2020” e definiu “ o regime especial de atividades escolares não presenciais no Sistema Estadual de Ensino do Tocantins, para fins de cumprimento do ano letivo de 2020”. Palmas, TO, 2020c. Disponível em http://www.diariooficial.to.gov.br. Acesso em 07 jun. 2021.
TOCANTINS. Resolução CEE/TO n° 154 de 17 de junho de 2020, estabelecendo “ normas complementares para a reorganização do Calendário Escolar, os planejamentos e práticas pedagógicas para a oferta e cômputo de atividades educacionais não presenciais, para cumprimento da carga horária mínima anual. Palmas, TO, 2020d. Disponível em http://www.diariooficial.to.gov.br. Acesso em: 07 jun. 2021.
TOCANTINS. Indicação CEE/TO n° 009 de 20 de janeiro de 2021, estabelecendo “diretrizes, critérios e orientações para realização de avaliações, para integralização da carga horária executada durante o regime especial de aulas não presenciais no âmbito da Educação Básica e dá outras providências”. Palmas, TO, 2021a. Disponível em http://www.diariooficial.to.gov.br. Acesso em: 07 jun. 2021.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).