DESVELANDO CONTEXTOS E REITERANDO PRINCÍPIOS NA/PARA A GESTÃO ESCOLAR NO TOCANTINS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Abstract

O artigo aborda a temática gestão escolar no Tocantins, tendo por objetivo suscitar reflexão sobre possíveis desafios e aprendizados que sobressaíram na gestão escolar tocantinense no período de pandemia do novo Coronavírus, nos anos de 2020 até meados de 2021. Assenta-se em perspectiva crítica, com revisão bibliográfica e documental. No cenário pandêmico, a escola foi convocada a se reinventar, de forma que a gestão conseguisse garantir os meios necessários para uma aprendizagem de qualidade. Aos novos desafios pesaram os problemas já existentes na educação. O contexto da pandemia desvelou cenários desafiadores e reapresentou aprendizados/princípios que fazem parte do arcabouço normativo, perpassados pela disputa de projetos societários. Nesse campo carregado de provocações, compreende-se que o princípio da gestão democrática é um dos elementos mediadores de uma educação emancipadora, para uma sociedade democrática.

Author Biographies

Meyrivane T. S. Arraes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT-PPGE). Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da UFT (GepeEM). Membro do Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE). Filiada a Associação Nacional de Administração em Educação (ANPAE). Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Educação na Diretora Regional de Educação, Juventude e Esportes de Paraíso do Tocantins. 

Roberto Francisco de Carvalho , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

PhD em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro ( UERJ). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT) nos Cursos de Filosofia e Teatro. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE). Pesquisador nas linhas de estudos pesquisas: Educação Ético-Política/Econômica, Cultura, Estado e Política Educacional; e Currículos específicos de etapas e modalidades de educação.

Yony Santos, Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc/TO)

Professora. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física e Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduada em Pedagogia pela Fundação Educacional De Paraiso Do Tocantins (Fecipar) e Matemática pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Professora de Matemática e Física do Ensino Médio, na rede Estadual de Ensino do Tocantins. 

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Published
2022-03-11