SUBJETIVIDADE E SAÚDE MENTAL NA ESCOLA DO SÉCULO XXI: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA TERAPÊUTICA EM JOÃO DOS SANTOS (ESTUDOS LUSO-BRASILEIROS)

Resumen

Objetiva compreender a indissociabilidade entre Saúde Mental na Escola e Pedagogia Terapêutica proposta e difundida por João dos Santos – médico psicanalista e pedopsiquiatra português. A pesquisa teve como metodologia a História Oral e o estudo bibliográfico da obra santiana. A coleta de dados se deu mediante diálogos gravados; entrevistas semiestruturadas e abertas. O estudo evidenciou que: a Saúde Mental deve ser discutida também em ambientes tidos como “saudáveis”, ou seja, nas escolas, uma vez que é preciso romper com esse estigma de que o discurso em torno da saúde mental deve se limitar aos espaços onde há sofrimento psíquico. Na concepção de João dos Santos, educar é respeitar a subjetividade do homem e a espontaneidade da criança. Santos nos ensina, ainda, que a infância deve ser o locus de preservação da saúde mental dos adultos de hoje e de amanhã.

Biografía del autor/a

Regiane Rodrigues Araújo, Universidade Federal do Ceará- UFC

Graduada em Filosofia e Pedagogia, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora no Centro Universitário Unichristus, Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Patrícia Helena Carvalho Holanda, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC

Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UNB). Cursou o estágio sênior na Universidade de Lisboa. Atualmente é professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Citas

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. 4. ed. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
ARAÚJO, Regiane Rodrigues; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Narrativas Estético-biográficas sobre Cecília Menano: pioneira na criação das Escolinhas de Arte (Portugal). Revista COCAR (UEPA), Belém, v.15. n.33, p. 1-18, 2021. Disponibilidade em: . Acesso em: 02 jan. 2022.
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino de arte no Brasil. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
BERGE, André; SANTOS, João dos. A Higiene Mental na Escola. 2. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1990.
BRANCO, Maria Eugénia Carvalho e. João dos Santos: Saúde Mental e Educação. Lisboa, Coisas de ler, 2010.
CRUZ NETO, Otávio. O Trabalho de Campo como descoberta e criação. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.) et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
DEWEY, John. A arte como experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Editora Martins, 2010.
JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. 6. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2013.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
JAPIASSU, Hilton. O sonho transdisciplinar: e as razões da filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota. A Oralidade dos Velhos na Polifonia Urbana. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2003.
MERLEAU- PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MITJÁNS MARTINEZ, Albertina; GONZÁLEZ REY, Fernando. Psicologia, educação e aprendizagem escolar: avançando na contribuição da leitura cultural histórica. São Paulo, SP: Cortez, 2017.
SANTOS, João dos. Ensaios sobre Educação – I: A criança quem é? 2. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1991-a.
SANTOS, João dos. Ensaios sobre Educação – II: O falar das letras. 2. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1991-b.
SANTOS, João dos. A Casa da Praia: o psicanalista na escola. 4. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2007-a.
SANTOS, João dos. Ensinaram-me a ler o mundo à minha volta. Lisboa: Assírio & Alvim, 2007-b.
Publicado
2022-09-06