A TEMÁTICA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO DOCUMENTO CURRICULAR DO TOCANTINS
Resumen
Neste artigo, analisa-se o tratamento dado à variação linguística no componente curricular de Língua Portuguesa, dos anos iniciais do Ensino Fundamental na BNCC e no Documento Curricular do Tocantins (DCT), assim como nas orientações dadas aos professores quanto ao desenvolvimento desse tema em sala de aula. O trabalho é documental, situado na Sociolinguística Educacional, e os dados foram gerados da análise dos documentos, orientada pelas unidades de registro das expressões: variação linguística, variedades linguísticas e preconceito linguístico. Os resultados apontam que, apesar dos avanços quanto à inserção do tema nas habilidades e nos objetos de conhecimento, ainda prevalece a superficialidade no tratamento dos conceitos, sendo preciso um trabalho baseado em situações reais e concretas de uso da linguagem. Assim, espera-se que a variação linguística seja apresentada nos documentos com maior ênfase e amplitude para que as variedades linguísticas sejam valorizadas, rejeitando-se o preconceito linguístico.
Citas
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais 5ª a 8ª Série, 1998. Disponível em http://www.mec.gov.br > Acesso em 15 de fevereiro de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2017. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 01.05.2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 1997. 144p.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 1996.
DE MELO, Thiago Benitez; SANTOS, Maria Elena Pires. A Variação Linguística nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa (5a À 8a Séries): Conceitos e Preconceitos. Ideação, v. 12, n. 2, p. 143-154. 2010.
DIAS, Wesley Mateus. A abordagem da variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Revista Porto das Letras. Léxico e Dialetologia. Vol. 06, Nº 3. 2020.
DIMBARRE, Mirely Christina. Variação linguística no livro didático de Língua Portuguesa do 2º ciclo do Ensino Fundamental I. In: Letras, linguística e artes: perspectivas críticas e teóricas 2 [recurso eletrônico] / Org.: Ivan Vale de Sousa. – Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019, p. 437 – 448.
FALCÃO, Maristela Fernandes Mendes. A abordagem da variação linguística no livro didático: análise e reflexão à luz da sociolinguística. Web-Revista SOCIODIALETO – NUPESD / LALIMU, v. 11, n. 31, jun. 2020.
FREITAG, Raquel MeisterKo. Entre a teoria e a prática: a Provinha Brasil e o tratamento da variação linguística na alfabetização. Interfaces Científicas – Educação. Aracaju. V.3. N.3. p. 47 – 60. Jun. 2015.
GUMPERZ, John Joseph. Discourse Strategies. Londres: Cambridge University Press, 1982.
LABOV, William. Sociolinguistic Patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press. Padrões Sociolinguísticos. Trad.: Marcos Bagno; Marta Scherre e Caroline Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008 [1972].
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada”. In: DIONISIO, Angela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs). O livro didático de português: múltiplos olhares. Campina Grande: EDUFCG, 2020, p. 25 - 46.
PETTER, Margarida. Linguagem, língua, linguística. In: FIORIN, José, Introdução à Linguística. I Objetos Teóricos/José Fiorin (org.). - 6.ed., 7ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2019, p.11- 24.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
TOCANTINS. Secretaria da Educação, Juventude e Esportes. Linguagens: Língua Portuguesa. In: Documento Curricular do Tocantins. Secretaria da Educação, Juventude e Esportes. - TO: 2019, p. 17-219.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).